MPPI e UESPI desenvolverá projeto de combate à violência contra mulher

A criação de uma Promotoria de Justiça especializada no combate ao racismo e à discriminação racial está entre os objetivos do projeto.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Promotor de Justiça Francisco de Jesus, titular da 5ª Promotoria de Justiça de Teresina, que integra o Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), apresentou, nesta terça-feira(19), para o reitor da Universidade Estadual do Piauí(UESPI), Nouga Cardoso, projeto que visa combater à violência contra a mulher por meio do desenvolvimento de parceria com a comunidade acadêmica da Universidade.

"Através da parceria, queremos aproximar o Ministério Público da sociedade para que possamos intensificar o processo de enfrentamento da violência contra a mulher, principalmente, contra a mulher negra. Para isso, nossa ideia é densenvolver projetos de pesquisas dentro da universidade porque o racismo é uma questão estrutural", explica Francisco de Jesus, idealizador da proposta.

Nouga Cardoso, reitor da UESPI, destaca que é importante contribuir com a instrução da sociedade e tê-la como aliada no movimento de combate à violência contra a mulher. "A Universidade como insitutição plural, que visa formar pessoas, deve lançar seus olhares para estudar o papel de todos os entes sociais e analisar se está garantida a inserção dessas pessoas nos diversos ambientes. Realizaremos discussões sobre a temática, dentro e fora da universidade", pontua o reitor.

A criação de uma Promotoria de Justiça especializada no combate ao racismo e à discriminação racial está entre os objetivos do projeto. "Iremos propor ao Tribunal de Justiça a criação de uma vara para apurar os crimes de racismo praticados em Teresina. A Uespi será nossa parceira na formação de multiplicadores da nossa ação", acrescenta Francisco de Jesus.

Também participaram da reunião, o vice-reitor, Evandro Alberto, o pró-reitor de Ensino e Graduação, Pedro Soares, a pró-reitora de Extensão Universitária, Maria da Cruz, a professora universitária de História, Iraneide Soares e a psicóloga Cynara Veras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES