MPPI inspeciona o Hospital Regional Tibério Nunes em Floriano

Em relação aos medicamentos, o hospital faz uso de um sistema eletrônico para o controle de estoque

MPPI inspeciona o Hospital Regional Tibério Nunes em Floriano | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A 1ª Promotoria de Justiça de Floriano, em parceria com o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS) realizou inspeção híbrida, parte presencial e parte virtual, no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano. Os trabalhos foram coordenados pelos promotores de Justiça José de Arimatéa Leão e Karla Furtado.

Durante a inspeção, foram verificadas as quantidades de fármacos, insumos e a qualidade, o fornecimento de alimentação aos pacientes, a realização de exames, entre outros aspectos. Na unidade de saúde foram inspecionados os setores de farmácia, de almoxarifado e de nutrição.

Em relação aos medicamentos, o hospital faz uso de um sistema eletrônico para o controle de estoque - Imagem: Divulgação/MP

Em relação aos medicamentos, o hospital faz uso de um sistema eletrônico para o controle de estoque. Foi verificado que, em média, a quantidade de medicamentos é suficiente para atender à demanda de cinco a sete dias. Atualmente, segundo informações da direção, as compras são efetuadas diretamente pela Sesapi (Secretaria de Estado da Saúde). O hospital encaminha à pasta da saúde seus pedidos e a Sesapi solicita aos fornecedores a entrega dos fármacos.

O Ministério Público, por meio da 1ª PJ de Floriano e do CAODS, vai acompanhar semanalmente os níveis de estoque do Tibério Nunes. A intenção é garantir que o hospital tenha o quantitativo suficiente e evitar a falta. Os promotores de Justiça solicitaram da direção do hospital informações sobre como funcionará a logística de abastecimento da unidade.

Sobre a realização de exames, alguns profissionais de saúde relataram dificuldades para realizar alguns procedimentos, como, endoscopia, ressonância, de uroculturas, culturas e hemoculturas. A administração do hospital deverá enviar ao Ministério Público uma lista com a quantidade de procedimentos solicitados e que não foram realizados.

Em relação aos insumos, a unidade de saúde faz um controle também por sistema eletrônico próprio. No setor de nutrição, as profissionais responsáveis informaram que o fornecimento de alimentos está ocorrendo de forma regular.

A fiscalização desta sexta-feira contou com o apoio de técnicos da área de medicina do Ministério Público e de fiscais do Coren-PI (Conselho Regional de Enfermagem do Piauí), do CRM-PI (Conselho Regional de Medicina do Piauí), do Crefito-14 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), da DIVISA/Sesapi (Diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde). Participaram da inspeção representantes da Secretaria Municipal, do Conselho Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária de Floriano.

Os representantes dos conselhos profissionais e dos órgãos de fiscalização presentes à audiência vão elaborar relatórios técnicos, que vão embasar a atuação do Ministério Público Estadual em prol de melhorias da unidade de saúde.

FONTE: MPPI



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES