MPPI oferece denúncia contra ex-prefeito e empresários de Elesbão Veloso

De acordo com o promotor de Justiça José William Pereira Luz, foram criadas empresas fictícias para participação em contratos simulados em Elesbão

MPPI oferece denúncia contra ex-prefeito e empresários de Elesbão Veloso | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da Promotoria de Justiça de Elesbão Veloso, ofereceu denúncia em face de ex-prefeito e de empresários do município, pelos crimes de corrupção, peculato e associação criminosa. De acordo com o promotor de Justiça José William Pereira Luz, foram criadas empresas fictícias para participação em contratos simulados em Elesbão.

Ex-prefieto  José Ronaldo Gomes Barbosa - Foto: Reprodução/Facebook

A denúncia é decorrente da instauração de Procedimento de Investigação Criminal (PIC) que buscou averiguar a atuação de associação criminosa desviando recursos municipais, através de fraudes em licitações e contratos, com uso de empresas de fachada e “laranjas”. O documento destaca que o MPPI tomou consciência de que, na gestão do ex-prefeito José Ronaldo Gomes Barbosa, foram firmados contratos de alto valor com empresas sem aptidão técnica ou pessoal para execução dos serviços contratados.

MPPI oferece denúncia contra ex-prefeito e empresários de Elesbão Veloso - Foto: Reprodução

O rol de réus da denúncia inclui também Edilberto Mendes Loiola, representante da empresa E.M. LOIOLA CONTABILIDADE, e Joniel Pereira da Silva e Anarielly Reis Gomes Loiola, da empresa JONIEL PEREIRA DA SILVA GESSO ME “CONSTRUGESSO DRYWALL”.

As apurações indicaram que o ex-prefeito de Elesbão Veloso desviou recursos em proveito próprio ou alheio, bem como ordenou e efetuou despesas não autorizadas por lei. O promotor de Justiça William Luz ressalta que José Ronaldo Gomes Barbosa, enquanto chefe do executivo municipal, extraviou recursos públicos em favor de terceiros, praticando o crime de ordenação ilegal de despesa. Mesmo ciente de que a empresa CONSTRUTORA JONIEL PEREIRA SILVA GESSO não existia, o então prefeito assinou contrato com essa e realizou pagamentos sem a prévia liquidação.

Consta, na denúncia, que os demais denunciados também praticaram os crimes de desvio. O réu Edilberto Mendes Loiola, na função de contador da cidade, foi responsável pela criação da empresa de engenharia citada acima. Joniel Pereira da Silva, o qual é genro de Edilberto, cedeu seu nome e CPF para a criação da empresa, mesmo sem formação na área. Já Anaryelle Reis Gomes Loiola, filha de Edilberto e esposa de Joniel, atuou dentro da estrutura da empresa fictícia. O MPPI pontua que os dois adquiriram uma casa com valores transferidos pela empresa.

Diante disso, o órgão ministerial requereu que seja decretado o pagamento, por todos os denunciados, do valor de R$ 436.335,67. Além disso, requereu a indisponibilidade dos bens imóveis e móveis, assim como que seja mantida a indisponibilidade de valores mediante o bloqueio das contas bancárias existentes em nome de todos os citados.

As informações são do Ministério Público



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES