MPPI prepara recomendação para UESPI revogar cancelamento do período 2023.1

A medida veio após uma audiência, realizada na manhã desta terça-feira (29), na sede do MPPI, com representantes de vestibulandos, pais de alunos e com o pró-reitor da Uespi, professor Paulo Henrique.

reprodução | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), através da 38° Promotoria de Justiça de Teresina, especializada na defesa da educação, deve publicar nos próximos dias uma recomendação para que a Universidade Estadual do Piauí (UESPI)  suspenda a decisão de cancelar o período letivo 2023.1.

A medida veio após uma audiência realizada na manhã desta terça-feira (29), na sede do MPPI, com representantes de vestibulandos, pais de alunos e com o pró-reitor da Uespi, professor Paulo Henrique. Após a reunião, a promotora de Justiça Carmelina Moura concluiu que a medida de cancelamento do período, publicada no dia 11 de novembro no Diário Oficial, foi aprovada sem a oitiva e sem manifestação do Conselho Estadual de Educação.

Estudantes  que fizeram o Enem 2022 protescam contra cancelamento do período 2023.1 da UESPI (Foto: Ravena Lages)

“O Ministério Público vai fazer uma recomendação, com o auxílio do nosso Centro de Apoio à Educação, para que a UESPI reveja essa posição, pedir para revogar, já que há um artigo legal que não foi devidamente observado. A UESPI se colocou para construir soluções e dialogar sobre essa decisão que cancela o período”, falou Carmelina Moura.

Promotora de Justiça Carmelina Moura (Foto: Ravena Lages) 

O pró-reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), professor Paulo Henrique, justificou que a UESPI oferta o semestre 2022.1 com término previsto para fevereiro de 2023, o que ocasionaria um atraso de 8 meses nas matrículas dos novos alunos. Isso ocorreu em função do grave momento da pandemia vivido em 2020, que alterou o andamento das atividades de ensino em todo o País, gerando semestres não ajustados ao ano civil. 

“A dificuldade em oferecer o 2023.1 é exatamente devido ao hiato que existe entre a matrícula institucional desses estudantes e o início efetivo desse período, ou seja, o período de 2023.1 só vai iniciar, pela proposta do calendário atual, em outubro de 2023, oito meses de atraso. Até lá, esses estudantes que se inscreveram com a nota do Enem serão chamados para segunda ou terceira chamada em outras instituições, o que vai provocar o esvaziamento da universidade”, comentou Paulo Henrique.

 Pró-reitor da Uespi, professor Paulo Henrique (Foto: Ravena Lages)

Alunos e pais de vestibulandos protestaram contra decisão da UESPI (Foto: Ravena Lages)

Vestibulandos e pais de alunos se concentraram, na manhã desta terça-feira (29), em frente à sede do Ministério Público do Piauí (MPPI), na zona Leste de Teresina, em protesto contra o cancelamento do período 2023.1 na Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

A instituição comunicou que não vai abrir a oferta de vagas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o período letivo de 2023 em razão de uma readequação no calendário acadêmico junto ao calendário civil.

Vestidos de preto e segurando cartazes, estudantes e pais de alunos protestaram contra a decisão em frente à sede do MPPI, onde aconteceu a audiência com representantes da instituição estadual.

Alunos e pais de vestibulandos protestaram contra decisão da UESPI (Foto: Ravena Lages)

Alunos realizaram protesto antes da audiuência no MPPI (Foto: Ravena Lages)

ancialza Veras, mãe de um vestibulando que fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), disse que a medida afeta diretamente jovens que se dedicaram ao longo dos anos para conseguir entrar em universidade pública.

“Queremos que a UESPI revogue a portaria do cancelamento do acesso ao Enem. Se ela quer se organizar com o calendário, de modo que eles possam avançar, tudo bem, mas é preciso que ela pelo menos deixe o primeiro período funcionando, que é o que garante algo aos alunos que fizeram o Enem e concorrem ao Sisu”, contou.

Implementação de cota regional na UFDPar

Estudantes também reclamaram da implementação da cota regional na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) para ingresso pelo Sisu.

A partir de 2023, estudantes de escolas localizadas na região do entorno da UFDPar poderão fazer opção por concorrer às vagas do bônus regional – acréscimo de 20% na nota do Enem para ingresso na Instituição por meio do Sisu. A resolução foi assinada pelo reitor Alexandro Marinho no dia 1º de novembro.

Segundo a instituição, a medida busca implementar a inclusão regional aos cursos de graduação da UFDPar para candidatos que cursaram o último ano do ensino fundamental e todo o ensino médio em Instituições de ensino no entorno da área de abrangência da Universidade, que considerará aproximadamente 78 municípios identificados de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nas regiões dos Lençóis Maranhenses, Serra da Ibiapaba no Ceará, além do Território da Planície Litorânea no Piauí.

Pais de estudantes e alunos vestibulandos declararam que a medida exclui estudantes de municípios não contemplados e dificulta o ingresso de candidatos de cidades do interior do Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES