MPPI realiza inspeção virtual no Hospital Regional de Demerval Lobão

A vistoria foi conduzida pela promotora Rita de Cássia Rocha, titular em Demerval Lobão, com o apoio da coordenadora do Caods, Karla Daniela Carvalho

MPPI realiza inspeção virtual no Hospital Regional de Demerval Lobão | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público do Piauí, por meio da Promotoria de Justiça de Demerval Lobão e do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (Caods), realizou, na última sexta-feira (26), inspeção virtual no Hospital Regional “João Luís de Moraes”.

O trabalho de inspeção foi realizado por videoconferência, com a participação de representantes do Conselho Regional de Medicina, do Hospital de Demerval Lobão, do Conselho Regional de Enfermagem, do Conselho Regional de Fisioterapia e da Diretoria de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar.

O objetivo foi verificar os níveis de qualidade e eficiência do hospital. A vistoria foi conduzida pela promotora Rita de Cássia Rocha, titular em Demerval Lobão, com o apoio da coordenadora do Caods, Karla Daniela Carvalho.

Durante a atividade, a equipe pôde verificar como se encontra a estrutura física do hospital e a relação entre a quantidade de funcionários e a demanda, bem como compilar as necessidades para o bom funcionamento.

O médico e fiscal do Conselho Regional de Medicina Juarez Holanda informou que realizou uma vistoria presencial há cerca de uma semana, constatando que há uma quantidade razoável de leitos e que o ambiente é organizado. Porém, demonstrou preocupação por verificar que a rede hospitalar não conta com um médico diarista, apenas com médico plantonista. Além disso, declarou que faltam itens essenciais, como rede de vácuo, bomba de infusão e proteção lateral nas macas e cadeiras de acompanhantes na ala da maternidade. Já o médico auditor do MPPI, Celso Pires Filho, ponderou que não há médico pediatra para assistência dos recém-nascidos após o parto.

No decorrer da videoconferência, foi exibida a estrutura da unidade de saúde, que conta com sala do centro de parto em boas condições e com equipamentos adequados, aparato de intubação e kits médicos completos. No entanto, falta uma enfermaria, além de alguns equipamentos específicos e essenciais, como cateter para salas obstétricas.

A promotora de Justiça de Demerval Lobão, Rita de Cássia de Carvalho Rocha, ressaltou que já existem emendas parlamentares para aquisição de equipamentos e para realização de reforma, medidas que ainda não foram cumpridas. A representante do MPPI informou que notificará a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), requisitando esclarecimentos. Além disso, emitirá ofício sobre a necessidade de admissão de novos profissionais para o hospital.

Após a apresentação de demandas pelos participantes, a coordenadora do Caods, promotora de Justiça Karla Furtado, sugeriu que a Sesapi encaminhe um cronograma para reforma do prédio e para compra de equipamentos. Outra deliberação foi a adequação do número de pacientes atendidos por cada profissional fisioterapeuta em seu turno, conforme a Resolução nº 444 do Crefito-14, que determina o atendimento máximo de 12 pacientes a cada seis horas, sem impedimento do plantão de 12 horas. Por fim, a promotora de Justiça destacou a demanda de contração de profissionais e de oferta de treinamentos para estes.

Os representantes do Hospital Regional de Demerval Lobão afirmaram que há um projeto de ampliação que prevê a instalação de mais 20 leitos, e que o setor responsável pela construção está ciente e já foi autorizado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES