MPPI realiza inspeções em unidades socioeducativas de Teresina

As vistorias foram feitas em formato presencial e virtual, com a supervisão da promotora de Justiça Francisca Lourenço

MPPI realiza inspeções em unidades socioeducativas de Teresina | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A 46ª Promotoria de Justiça de Teresina realizou, durante os dias 7, 8 e 9 de novembro, uma série de inspeções em unidades socioeducativas de Teresina. O trabalho contou com o apoio da Coordenadoria de Perícias e Pareceres Técnicos do Ministério Público do Piauí – CPPT/MPPI. As vistorias foram feitas em formato presencial e virtual, com a supervisão da promotora de Justiça Francisca Lourenço.

Foram visitados o Centro Educacional Feminino (CEF), o Complexo de Defesa da Cidadania (CDC), Centro Educacional de Internação Provisória (CEIP) e o Centro Educacional Masculino (CEM). De forma virtual, as equipes de Psicologia e Assistência Social do MPPI estiveram presentes. 

MPPI realiza inspeções em unidades socioeducativas de Teresina - Foto: MPPI

Na visita técnica, os setores de engenharia e arquitetura do MPPI avaliaram as condições físicas de cada Centro. Incialmente, no Centro Educacional Feminino, verificou-se que a reforma, a qual estava designada para o local, não foi feita. Abrigando, atualmente, 4 meninas e um bebê, o CEF apresentou estrutura física deficiente, com acúmulo de infiltração e quintal coberto pelo mato. Durante a atividade, ainda, foram observadas atividades socioeducativas sendo realizadas, como aulas e leitura de livros. A servidora do setor de engenharia, Carol Chaves, identificou móveis em mal estado, portas com ferrugem, banheiros com falta de acessibilidade e paredes necessitando de reparos. 

MPPI realiza inspeções em unidades socioeducativas de Teresina - Foto: MPPI

Já a vistoria no Complexo de Defesa da Cidadania possibilitou a verificação de uma reforma que está sendo realizada. No local, atualmente há 4 jovens abrigados em celas divididas. No momento da visita, o prédio, o qual também é sede de outros órgãos, passa por uma reestruturação das salas, banheiros e cozinha. Alguns pontos de infiltração foram encontrados, porém a administração informou que a reforma ainda chegará a essas partes. 

MPPI realiza inspeções em unidades socioeducativas de Teresina - Foto: MPPI

No Centro Educacional de Internação Provisória (CEIP), a inspeção percorreu todos os setores administrativos, tais como salas de enfermagem, serviço social, sala de audiência, cozinha, salas de aula, quadra esportiva, bem como a recepção e alas dos alojamentos dos adolescentes. Foram encontrados diversos problemas estruturais, como infiltração, afundamento do chão em duas alas, entre outros problemas. 

Nas atividades, também, foi vistoriado o Centro do Programa de Semiliberdade. O local passou por uma reforma e foi reinaugurado em fevereiro deste ano. Foram renovados aspectos como pintura, instalação elétrica, hidráulica e sanitária. Além disso, foi construída uma quadra de esportes e guarita. Ao longo da análise, notou-se que o local está em boas qualidades, com realização de ações voltadas para a ressocialização. 

MPPI realiza inspeções em unidades socioeducativas de Teresina - Foto: MPPI

Ao final dessas inspeções, a Promotora Francisca Lourenço informou que irá aguardar a finalização dos relatórios técnicos de cada Centro, feito pela equipe de Coordenadoria de Perícias e Pareceres Técnicos do Ministério Público do Piauí, para adoção de providências cabíveis de cobrança às autoridades competentes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES