MPPI recomenda a suspensão de obras de catedral de Picos

A representante do Ministério Público acompanha, desde agosto de 2018, se a arquitetura original do prédio está sendo descaracterizada por conta de obras e serviços feitos no templo religioso.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público do Piauí, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Picos, expediu na manhã de hoje, 24 de abril, recomendações sobre a execução de obras ou serviços na Igreja Catedral Nossa Senhora dos Remédios. A primeira destinada ao prefeito de Picos, José Walmir de Lima, e a segunda para o bispo da Diocese de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, para que suspendam a realização de obras no templo religioso, até que se comprove que a promoção destas não oferecem riscos a originalidade da arquitetura do prédio. José Walmir e Dom Plínio José têm até 24 horas para cumprir a recomendação do Ministério Público. Ao final do prazo estabelecido, os dois devem informar à 1ª Promotoria de Justiça da cidade se cumpriram ou não a recomendação.

A promotora de Justiça Karine Araruna Xavier, responsável pela 1ª PJ de Picos e autora da recomendação, explica que o prefeito do município pode responder por ato de improbidade administrativa. Além disso, a recomendação não esgota a atuação do Ministério Público do Piauí sobre o tema, não excluindo futuras recomendações ou outras iniciativas com relação ao prefeito e ao bispo.

A representante do Ministério Público acompanha, desde agosto de 2018, se a arquitetura original do prédio está sendo descaracterizada por conta de obras e serviços feitos no templo religioso. A Igreja Nossa Senhora dos Remédios foi tombada pela Lei Municipal 2.866/2017, de 11 de dezembro de 2017, e faz parte do patrimônio histórico de Picos. A promotora de Justiça pontua que o o tombamento é uma das iniciativas possíveis de serem tomadas pelo poder público visando a preservação de bens culturais e ambientais, na medida que impede legalmente a destruição e descaracterização destes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES