MPT: número de trabalhadores resgatados cresce em relação a 2020 no Piauí

Os setores que geraram mais resgatados, neste ano, foram de extração do pó da palha da carnaúba (33) e catação de raiz (19)

MPT: número de trabalhadores resgatados cresce em relação a 2020 no Piauí | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante o ano de 2021, 56 trabalhadores em situação de trabalho análogo a de escravo, foram resgatados no Piauí. Antes mesmo do encerramento do ano, o número já é maior que o de 2020, em que foram registrados 44 resgates. Os setores que geraram mais resgatados, neste ano, foram de extração do pó da palha da carnaúba (33) e catação de raiz (19). Os demais resgates (4) se referem à extração de madeira.

Entre os anos de 2016 e 2020, foram 284 trabalhadores resgatados nessa situação degradante, sendo uma média de 57 resgatados por ano. Os municípios com mais destaque foram Santa Cruz do Piauí (29), Esperantina (26) e São João da Serra (25).

No mesmo período, há outro dado preocupante, que diz respeito à proporcionalidade de resgatados para cada 100 mil habitantes. Nessa estatística, o Piauí lidera o ranking nacional, sendo o estado com a maior média de resgates. A cada 100 mil habitantes, entre oito (8) e nove (9) pessoas foram resgatadas.

Entre os anos de 2016 e 2020, foram 284 trabalhadores resgatados nessa situação degradante, sendo uma média de 57 resgatados por ano - Foto: Divulgação/MPT

Durante esse período (2016-2020), os quatro setores com resgates foram, em primeiro lugar, o de produção florestal (carvoaria e extração de palha), com 174 resgatados (61% do total); em seguida aparece o setor de cultivo de grãos, com 65 (23%); em terceiro vem a extração de pedras, com 36 (13%); e, por fim, o setor de cerâmica, com nove resgatados, sendo responsável por apenas 3% dos resgates.

Segundo o procurador-chefe do MPT-PI, Edno Moura, as fiscalizações ficaram prejudicadas em 2020, por ter sido ano de pandemia, mas, com a retomada gradual das atividades, o trabalho inlocu do órgão foi intensificado. “Tivemos várias ações fiscalizatórias, tanto feitas após denúncias que recebíamos quanto por fiscalizações de rotina através de projetos como o MPT Itinerante, em que levamos as ações do MPT ao interior do Estado”, explicou.

Ainda de acordo com o procurador, a maioria das irregularidades estavam relacionadas à alojamentos sem condições mínimas de conforto e higiene, falta de equipamentos de proteção individual e ainda trabalho com registro na carteira, retirando os direitos trabalhistas. “Ao constatarmos as irregularidades, notificávamos os responsáveis e buscamos os acordos que desse as garantias trabalhistas que foram suprimidas dos trabalhadores através de Termos de Ajuste de Conduta e ainda através de ações que foram encaminhadas à Justiça. O trabalhador precisa ter seu direito resguardado e o MPT, como fiscal da lei, busca dar essa garantia”, reforçou.

Os setores que geraram mais resgatados, neste ano, foram de extração do pó da palha da carnaúba (33) e catação de raiz (19) - Foto: Divulgação/MPT

Para 2022, o Procurador-chefe ressalta que as ações serão intensificadas, com fiscalizações intensas na capital e interior. “Em algumas situações, os trabalhadores nem mesmo se enxergavam privados de seus direitos. Nós, enquanto Ministério Público do Trabalho, continuaremos fiscalizando e atuando para garantir os direitos trabalhistas que forem lesados”, finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES