MPT-PI firma Termo de Cooperação Técnica para combater tráfico de pessoas

Por meio do Acordo, O MPT-PI irá capacitar os funcionários dos aeroportos para identificar e denunciar os casos suspeitos

MPT-PI firma Termo de Cooperação Técnica para combater tráfico de pessoas | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Combater o tráfico de pessoas. Foi com esse intuito que o Ministério Público do Trabalho no Piauí (MPT-PI) deu o pontapé para a implantação do Projeto Liberdade no Ar no Estado. Nesta terça-feira, um Acordo de Cooperação Técnica foi assinado entre o procurador-chefe do MPT-PI, Edno Moura e as representantes da Esaero Airports, empresa que administra os aeroportos de Picos, Floriano e São Raimundo Nonato. 

O objetivo do Acordo é buscar uma atuação conjunta nas ações de prevenção ao tráfico de pessoas e ao trabalho em condições análogas às de escravidão nos aeroportos administrados pela Esaero. “Estamos iniciando esse projeto e buscamos dialogar com os responsáveis pelos aeroportos e também pelos principais terminais rodoviários do Estado. O combate a exploração de pessoas, seja para fins de exploração sexual, seja para fins de trabalho escravo, precisa ser feito por todos para que os resultados alcançados possam ser satisfatórios”, avalia o Procurador-chefe.

MPT-PI firma Termo de Cooperação Técnica para combater tráfico de pessoas - Foto: Ascom

Por meio do Acordo, O MPT-PI irá capacitar os funcionários dos aeroportos para identificar e denunciar os casos suspeitos. Já a Esaero se compromete a veicular vídeos e/ou cartazes relacionados à prevenção ao tráfico de pessoas nas telas de aviso dos voos nos aeroportos e também em suas redes sociais. Além disso, o MPT irá disponibilizar as vídeo aulas com capacitações aos funcionários que deverão ser viabilizadas pela Esaero. Além disso, anualmente, no dia 30 de julho, o MPT fará mobilizações nos aeroportos administrados pela empresa com sensibilizações alusivas à prevenção ao tráfico de pessoas.

Luma Carvalho, representante da Esaero, comenta a parceria e destaca a importância da atuação conjunta entre os diversos órgãos para o combate ao tráfico de pessoas. “É muito importante essa conscientização para que possamos reduzir e até eliminar os índices de tráfico de pessoas. Chamando atenção para os casos, podemos precaver essas situações e adotar as medidas necessárias”, pontua. Já Ana Isabelle Oliveira, destaca que essa sensibilização é necessária também no interior do Estado, onde, muitas vezes, a população é a maior vítima. “É preciso ter esse olhar crítico para trazer essa realidade, principalmente no interior, onde há muitas pessoas ainda desinformadas e que acabam se tornando alvos mais fáceis desses aliciamentos”, completa.

O Projeto Liberdade no Ar acontece a nível nacional e é gerenciado pela Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Conaete). A ideia agora é buscar novos parceiros. “Iniciamos o diálogo e, em breve, teremos também os terminais rodoviários e também o Aeroporto de Teresina e os demais administrados pela empresa responsável pelo terminal, que é a mesma que opera em outros aeroportos pelo Brasil. Estamos otimistas que o projeto irá colher bons frutos”, ressaltou Edno Moura.

Em todo o Brasil, segundo dados da plataforma SmartLab, do MPT, mais de 5 mil ocorrências de tráfico de pessoas foram registradas através do Disque 100, no período de 2012 à 2019. Dessas, mais de 3,6 mil envolviam crianças e adolescentes. No Piauí, no mesmo período, foram 62 ocorrências, 59 delas envolvendo menores de idade. Ainda de acordo com a plataforma, a maioria das ocorrências são relacionadas à trabalho escravo com jornada excessiva (34%) e trabalho escravo com condições degradantes (29%), mas há casos de tráfico para adoção nacional e internacional, com 8% do total de registros e ainda 5% para fins de exploração sexual. Nas denúncias envolvendo tráfico de crianças e adolescentes no Disque 100, 22% delas são para fins de exploração sexual comercial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES