MTur avalia parques de Minas Gerais para criar produtos turísticos

Objetivo é integrar os atrativos naturais e estruturá-los para aumentar o número de turistas nos locais

Parques mineiros receberão investimentos para estruturação | Divulgação MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Divulgação MTur

Uma equipe do Ministério do Turismo; composta pelo secretário-executivo, Daniel Nepomuceno, e pelos secretários nacionais de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França; e de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, Lucas Fiuza; cumpriu agenda nesta quinta-feira (30.07), em Belo Horizonte (MG). Na pauta da visita, a avaliação e adequação de parques nacionais e estaduais e de seus entornos, com intuito de criar roteiros e produtos turísticos dentro do segmento turismo de natureza. A visita é uma sequência do investimento de R$ 150 milhões, por parte do governo federal, na reforma dessas unidades.

Durante a visita, os secretários sobrevoaram sete atrativos do estado passíveis de adaptação ao formato. Entre eles a Serra do Cipó, o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, o Centro de Proteção e Educação Ambiental da Mata do Jambeiro e o vilarejo Lapinha da Serra. Os locais sediam o início de um plano nacional de utilização desses espaços que irá estruturá-los e integrá-los na intenção de atrair mais turistas para o país.

Segundo o secretário-executivo, Daniel Nepomuceno, o projeto é de suma importância para potencializar este segmento no país, que tem crescido entre os turistas estrangeiros. “Precisamos desenvolver este tipo de turismo no país. Temos grandes e lindos atrativos, que aliados à diversidade sociocultural e à conservação da biodiversidade, poderão ajudar o nosso setor a estar de volta aos trilhos do crescimento, gerando emprego e renda para nossa população”, destacou.

Além de Minas Gerais, o Ministério do Turismo já está conversando com os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul para, também, inserí-los no plano. Dados do ICMBio estimam que os visitantes gastaram cerca de R$ 2 bilhões nos munícipios do entorno das unidades de conservação nacional, gerando cerca de 80 mil empregos diretos. Além disso, o turismo de natureza apresentou um aumento nos últimos anos de 27,3% na procura pelos turistas estrangeiros.

AGENDA – Ainda durante a visita, os secretários assistiram à uma apresentação do secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, sobre o projeto dos 300 anos do Estado, a ser comemorado no dia 2 de dezembro. Na ocasião, o Ministério do Turismo confirmou o apoio às celebrações por meio de ações de promoção e marketing dos atrativos do estado para dentro do país.

Além disso, foi apresentado o projeto “Trilhas”, que consiste no ordenamento e transformação de percursos para que o estado entre no circuito mundial de mountain bike. De acordo com o grupo, Minas Gerais possui o segundo maior conjunto de trilhas do mundo, com 380 km de extensão, só perdendo para o Canadá.

CONCESSÃO – Também nesta quinta-feira (30.07), membros do Ministério do Turismo se reuniram com o secretário de Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente, André Germanos. Na pauta, estava a discussão de concessões de parques do país, incluindo os de Minas Gerais. (Por Victor Maciel /MTur)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES