MTUr divulga municípios selecionados para “Brasil, essa é a nossa praia!”

Chamada pública realizada em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) selecionou nove praias das regiões Centro-Oeste, Sudeste, Sul e Nordeste

Praia do Preá, no município de Cruz, selecionado para o projeto. | Jade Queiroz / MTUR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A lista com os nove municípios selecionados pelo projeto “Brasil, essa é a nossa praia!” foi divulgada pelo Ministério do Turismo. A seleção inclui Barra do Garças (MT), Barreirinhas (MA), Salvador (BA), Natal (RN), Cruz (CE), Cabo Frio (RJ), Vila Velha (ES), Paraty (RJ) e Osório (RS).

O projeto será desenvolvido pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Para a definição dos escolhidos, a chamada pública levou em consideração os seguintes critérios: participarem do Programa Investe Turismo, preencherem o Termo de Adesão à Gestão de Praias (TAGP) e possuírem um plano de Gestão Integrada da Orla (PGI). 

Praia do Preá, no município de Cruz, no Ceará, foi selecionada (Jade Queiroz)

Outros pontos a serem observado durante o processo classificatório foram a certificação de praias como o programa “Bandeira Azul” 2021/2022 e possuir Unidade (s) de Conservação em toda a extensão da Orla.

Brasil precisa estar pronta para retomada completa das atividades

“Sabemos do enorme potencial do Brasil no segmento de Turismo Náutico e por isso o Ministério do Turismo tem desenvolvido uma série de ações em toda a região de orla do nosso país. Precisamos estar prontos para a retomada completa de nossas atividades e este projeto beneficiará toda a cadeia produtiva do setor, além de focar na preservação ambiental”, avaliou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Os nove municípios foram selecionados de uma lista de 16 que tiveram sua candidatura homologada e são das regiões Centro-Oeste, Sudeste, Sul e Nordeste, com exceção da região Norte, que não teve suas vagas preenchidas. Os municípios selecionados fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro; nas categorias A, B e C; e são banhados por águas federais (mares, rios e lagos). As atividades serão desenvolvidas entre os meses de dezembro de 2021 e dezembro de 2022.

Ação de planejamento e de ocupação responsável

A chamada pública está alinhada ao Projeto Orla, desenvolvido pelo governo federal. É uma ação de planejamento, de ocupação responsável do território em benefício do turismo e da comunidade local. 

Os municípios, a partir da aplicação da metodologia do Projeto Orla, passam a ser responsáveis pela gestão da orla, com benefício socioeconômico para os destinos turísticos, que incorporam normas ambientais na política de regulamentação dos usos dos terrenos e marinha, buscando aumentar a dinâmica de mobilização social neste processo.

Lista dos municípios escolhidos

Macrorregião – Município – UF – Pontuação - Classificação Final

Centro-Oeste - Barra do Garças – MT – 20 - 1º CENTRO-OESTE/ FLUVIAL

Nordeste – Barreirinhas – MA – 50 - 1º TIPO DE ORLA - ESTUARINA

Nordeste – Salvador – BA – 80 - 1º NORDESTE/ MARÍTIMA

Nordeste – Natal – RN – 60 - 2º NORDESTE/ MARÍTIMA

Nordeste – Cruz – CE – 60 - 3º NORDESTE/ MARÍTIMA

Sudeste - Cabo Frio – RJ – 90 - 1º SUDESTE/ MARÍTIMA

Sudeste - Vila Velha – ES – 70 - 2º SUDESTE/ MARÍTIMA

Sudeste – Paraty – RJ – 70 - 3º SUDESTE/ MARÍTIMA

Sul – Osório – RS – 40 - 1º SUL/ MARÍTIMA

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES