MTur e OMT desenvolverão qualificação para setor turístico no Brasil

Aproximação do país junto a entidade permitirá o compartilhamento de materiais utilizados em treinamentos do organismo internacional

Parceria com o organismo internacional irá fortalecer qualificação de trabalhadores do setor turístico em todo o país. | Divulgação MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Parceria com o organismo internacional irá fortalecer qualificação de trabalhadores do setor turístico em todo o país. Crédito: Divulgação MTur

Fruto de uma aproximação do Ministério do Turismo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), agência especializada das Nações Unidas para tratar do turismo global, a Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo (SNDTur) articulou o uso, no Brasil, de materiais de capacitação elaborados pela OMT. Os conteúdos, voltados para a Educação a Distância (EaD), deverão ser traduzidos e adaptados à realidade do setor turístico brasileiro.

“Estamos avançando cada dia mais na promoção da capacitação dos trabalhadores e gestores do setor turístico no país. A aproximação do Brasil com a OMT nesta área de capacitação, integrando este grupo temático da organização, é inédita e esperamos colher bons frutos para avançarmos ainda mais em direção a uma qualificação universal e permanente”, destaca o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França.

Nesta semana, o Ministério do Turismo do Brasil e líderes de vários países do mundo participaram, de forma virtual, de uma reunião do Comitê de Formação Online da Organização Mundial do Turismo (OMT). Na pauta do encontro estava o compartilhamento de boas práticas relacionadas à capacitação de profissionais do setor entre os países para o desenvolvimento do turismo, além da eleição da nova diretoria do comitê, com a escolha de Ana Paula Pais, diretora do Departamento de Formação do Turismo de Portugal para presidir o grupo temático.

QUALIFICA + TURISMO – O ano de 2020 marcou a expansão da qualificação gratuita de trabalhadores e gestores do setor de turismo no país e o início do programa Qualifica + Turismo. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), busca identificar as principais necessidades de qualificação de cada rota turística estratégica do país e, desta forma, direcionar as capacitações para trabalhadores e gestores do setor.

Com isso, o Ministério do Turismo já abriu quatro cursos de capacitação para atender as reais demandas de quatro rotas turísticas estratégicas, incluídas no programa Investe Turismo: Corredor do Iguaçu, no Paraná; Belo Horizonte e Cidades Históricas de Minas, em Minas Gerais; “Teresina e Serra da Capivara”, no Piauí; e “Belém, Ilha do Marajó, Santarém e Alter do Chão”, no Pará. Todas as 30 rotas turísticas estratégicas do Investe Turismo serão contempladas com cursos de qualificação até o primeiro semestre do próximo ano.

OMT NO BRASIL – O Brasil foi escolhido para receber o primeiro escritório da Organização Mundial do Turismo das Américas. A iniciativa deve impulsionar o desenvolvimento do turismo em toda a região. O anúncio foi feito pelo secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, em visita ao Brasil no último mês. (Por Amanda Costa/MTur)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES