MTur entrega mais de 5 mil certificados para regionalização do turismo

Dentre outros benefícios, documento facilita a solicitação de apoio financeiro para a estruturação dos destinos turísticos

Praça da Estação, em Belo Horizonte (MG), uma das 2.694 cidades do Mapa do Turismo Brasileiro | Pedro Vilela/MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais de 5 mil certificados para gestores, prefeitos e presidentes de conselhos municipais que atuam na regionalização do turismo já foram entregues pelo Ministério do Turismo neste ano. Além de dar reconhecimento ao trabalho e de comprovar a participação no Mapa do Turismo Brasileiro, o documento facilita a solicitação de apoio financeiro, destinado pelo MTur, a projetos de estruturação dos destinos.

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, é gratificante ver que muitos gestores estão engajados em desenvolver o turismo brasileiro. “A quantidade destes certificados mostra o quanto de parceiros temos espalhados pelo país com um mesmo interesse: fazer do nosso país uma potência no turismo. Isso valida a responsabilidade no âmbito federal e local de trabalharmos juntos para ajudar o Brasil na geração de emprego e renda”, ressaltou o ministro.

Ao todo, foram emitidos 333 certificados para gestores regionais, 2.694 para prefeitos e outros 2.694 para presidentes de conselhos municipais de turismo, como é o caso do presidente da Federação do Circuito Turístico do estado de Minas Gerais, Igor Diniz. Para ele, a certificação traz maior acompanhamento por parte do governo federal e dos próprios municípios. “Ele mudou completamente a questão da visibilidade dos municípios em relação ao programa de regionalização do Ministério do Turismo”, citou.

O certificado faz parte do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), do Ministério do Turismo, e é ofertado para todos os entes e gestores que fazem parte do Mapa do Turismo brasileiro. A iniciativa orienta a atuação do governo federal no desenvolvimento das políticas públicas e define o recorte territorial a ser trabalhado prioritariamente, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística de cada município.

De acordo com o secretário de Turismo de Baía da Traição, na Paraíba, Aluízio José de Lorena, ações como essa são de suma importância para fortalecer o turismo para quem está na ponta. “O programa de regionalização tem uma importância fundamental para os que estão na ponta. Temos nesse programa a oportunidade de conhecer a potencialidade desses municípios, tornando a região propícia para qualquer turista do mundo, além de direcionar os recursos do MTur diretamente para quem se preocupa com o desenvolvimento do setor”, finalizou.

ENGAJAMENTO – No fim de 2019, o Ministério do Turismo lançou a hashtag #conexãoPRT com o objetivo de promover nas redes sociais os avanços do programa e conectar as esferas estadual, municipal e federal. Com isso, o MTur espera acompanhar as ações realizadas pelos estados e municípios relacionadas ao Programa de Regionalização do Turismo (PRT). (Por Victor Maciel/Mtur)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES