MTur inclui Parnaíba na edição 2023 da Revista Tendências do Turismo

Material traz as principais tendências do turismo e serve como suporte para profissionais e gestores a respeito das demandas do setor e comportamento dos viajantes

Revoada dos Guarás no Piauí | Chico Rasta
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ministério do Turismo (MTur) disponibilizou  a edição de 2023 da Revista Tendências do Turismo. Produzido pela Pasta, o material é um levantamento que aborda as principais tendências que estarão em alta este ano e que podem ajudar profissionais e gestores do turismo em todo o Brasil a conhecer as demandas do setor e o comportamento dos viajantes em 2023.

Na revista, o município de Parnaíba está incluído como destaque de “Destinos considerados joias escondidas”, dentro do segmento de micro tendências.

Os dados e informações analisados para elaboração da Revista foram colhidos de relatórios de instituições e empresas nacionais e internacionais que trabalham com turismo, além de matérias de diferentes veículos especializados. Esta edição conta, ainda, com comentários de especialistas em tendências, inovação e turismo sustentável.

“Conhecer as tendências de turismo é essencial para que possamos elaborar políticas públicas ainda mais efetivas, que promovam os nossos destinos e incentivem as viagens. A edição de 2023 da Revista Tendências do Turismo é uma ferramenta importante não só para o Ministério, mas também para o trade, trabalhadores, investidores e até mesmo para os viajantes, que ficarão mais informados sobre o setor”, ressalta a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

Para 2023, algumas tendências que estarão em alta serão o turismo regenerativo, o turismo urbano, as viagens com propósito, o etnoturismo e o turismo de experiência. A Revista também traz como tendências o movimento slow travel e o nomadismo digital, além da influência das redes sociais e dos streamings (vídeos ao vivo) na escolha dos destinos.

Piauí é destaque na revista Tendências do Turismo (Chico Rasta)

Turismo de bem-estar

No material, o leitor encontrará, ainda, mais informações sobre segmentos como o turismo de bem-estar (dessa vez “repaginado”), a volta do uso da infraestrutura ferroviária, o crescimento de destinos pouco conhecidos pelo grande público, entre outros.

O levantamento é recente, mas o MTur já trabalha pelo setor e conta com programas que buscam promover os destinos e ampliar as viagens nacionais para locais que possuem essas tendências. Confira detalhes de algumas delas trazidas na Revista e conheça ações do MTur voltadas para os temas:

Turismo urbano

O turismo urbano volta com força total, mostrando a procura do viajante pela cultura e vivência da cidade, além de manifestações artísticas, festivais culturais, museus e patrimônios históricos presentes nesse cenário. Destinos ricos em arte e elementos culturais serão prioridade para 2023 e o MTur não poderia ficar de fora dessa tendência.

A Pasta tem como previsão lançar, em 2023, a Rede Brasileira de Cidades Criativas (RBCC), um projeto desenvolvido em parceria com o Ministério da Cultura, o Sebrae e a CNC-Sesc-Senac, e que tem como objetivo principal promover a cooperação entre cidades que identificam a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento socioeconômico e turístico sustentável.

E essa criatividade se encontra na gastronomia, na cultura, na música, nas artes e em outros elementos encontrados em algumas cidades brasileiras que foram consideradas Cidades Criativas pela Unesco.

Aldeia Tuyka, em Manaus (AM) (Foto: Roberto Castro / MTur)

Slow travel

Viagens longas e mais tranquilas, com menos obrigações e mais tempo para relaxar é a proposta dessa modalidade turística, uma tendência que vem forte nos próximos anos. Com o propósito de desacelerar e recarregar as energias, o slow travel vem conquistando cada vez mais turistas que se sentem sobrecarregados no seu cotidiano e querem reverter isso em suas viagens de lazer.

Utilizar um dos destinos da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas) é uma forma de relaxar e praticar o slow travel. Isso porque o projeto do MTur em parceria com o Ministério do Ministério do Meio Ambiente e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) busca estimular o turismo em áreas naturais e promover as trilhas de longo curso como instrumento de conservação da biodiversidade, fazendo, claro, com que o turista tenha mais contato com a natureza.

Turismo de experiência

Novas experiências em viagens é o que o turista mais espera encontrar em seus passeios nos próximos anos. Experimentar momentos únicos e novas aventuras por meio de diferentes vivências molda o novo formato das viagens daqui para a frente e é uma das tendências da Revista de 2023.

Percebendo essa necessidade de imersão do turista nos saberes e sabores do Brasil, o MTur lançou o Programa Nacional de Turismo Gastronômico, uma proposta que atua para a estruturação e promoção do turismo gastronômico nacional, de modo a efetivar a vocação natural do país como destino de excelência em gastronomia.

A Pasta também desenvolve o projeto “Experiências do Brasil Rural”, que tem por objetivo fomentar e apoiar o desenvolvimento do turismo em áreas rurais por meio de um trabalho focado nos produtos associados ao turismo e que se encontrem dentro de roteiros ou rotas turísticas pertencentes a cadeias agroalimentares de interesse. Em cada edição, são formatadas e validadas “experiências turísticas memoráveis” e que trazem o turista para mais perto da realidade de pequeno agricultor rural.

Outras tendências a serem mais trabalhadas em 2023 são as “Viagens Regenerativas” e o “Etnoturismo”. A primeira consiste na busca do turista por viagens cada vez mais ecologicamente conscientes, com menos impactos e mais regeneração ao meio ambiente. Já a segunda tem como objetivo ser uma proposta um mergulho na cultura, vivência e rituais de povos originários e comunidades tradicionais, e tudo isso, claro, respeitando os costumes e tradições locais.

Nova gestão

A estruturação dos destinos é um dos eixos estratégicos lançados pelo Ministério do Turismo para os primeiros 100 dias de governo. Entre as ações do Plano está o financiamento de obras de infraestrutura turísticas pelo país, com um olhar atento para a retomada de obras paralisadas.

Serão retomadas ações de acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida como, por exemplo, a realização de uma pesquisa sobre o perfil deste turista e um mapeamento de empresas que ofereçam produtos e serviços com alternativas de acessibilidade.

O Turismo de Base Comunitária será reforçado, a partir de parcerias que estão em fase de estruturação com entes governamentais. O segmento permite que visitantes convivam com modos de vida tradicionais e, ao mesmo tempo, estimula o desenvolvimento local.

O plano, lançado no início de fevereiro, está dividido em cinco eixos estratégicos: Diálogo; Sustentabilidade e mudanças climáticas; Carnaval; Estruturação de destinos e redução do preço das passagens aéreas para democratizar o acesso da população à aviação no país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES