MTur pretende iniciar projeto para o turismo sustentável em Alagoas

Em parceria com o Ministério da Economia, proposta deve viabilizar gestão privada de imóveis e áreas da União com potencial turístico para o aprimoramento dos serviços

Praia de Pajuçara, em Maceió (AL) | Marco Ankosqui/MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Praia de Pajuçara, em Maceió (AL). Crédito: Marco Ankosqui/MTur

Os Ministérios do Turismo e o da Economia estão desenhando, em conjunto, um projeto que busca desenvolver o turismo sustentável nos imóveis e áreas da União espalhados pelo país. Para isso, os secretários Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do Ministério do Turismo, Lucas Fiuza, e o Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia, Diogo Faria, visitaram algumas áreas da união em Alagoas para iniciar um projeto-piloto no estado. A ideia é criar um modelo de gestão dos eventuais serviços ofertados de maneira ordenada e descentralizada em áreas inalienáveis da União, em parceria com a iniciativa privada, e identificar imóveis com potencial turístico em desuso para concessão ou venda.

“Nesse primeiro momento, nossa intenção foi, além de visitar o destino in loco, fazer um alinhamento entre os governos Federal, Estadual e Municipal com relação ao desenvolvimento turístico de Alagoas envolvendo essas áreas da União e a gestão dos serviços nas praias. Após isso, vamos verificar qual tipo de modelagem pode ser aplicada nesse projeto, buscando o equilíbrio respeitando a dinâmica de mercado e o desenvolvimento humano,” disse o secretário Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do Ministério do Turismo, Lucas Fiuza.

O secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia, Diogo Faria, mostrou o interesse do Governo Federal em realizar um amplo projeto neste sentido e destacou a importância da parceria. “Viemos para conversar e apresentar nossa proposta. Construir um projeto de turismo sustentável, garantindo segurança jurídica para atrair futuros investimentos. E vamos contar muito com a Prefeitura nesse processo”, explicou.

O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, reforçou o compromisso com o turismo em Maceió e garantiu que os ministérios podem contar com a Prefeitura. “Vamos trabalhar juntos para transformar a beleza da nossa cidade em renda para os maceioenses”, garantiu o líder da capital alagoana.

Na última sexta-feira (15.01), uma comitiva formada pelos dois ministérios visitou atrativos turísticos da União nos municípios de Maceió, Maragogi e Marechal Deodoro. Além dos dois secretários, estiveram presentes o secretário especial adjunto de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia, Pedro Capeluppi; o secretário de Coordenação e Governança do Patrimônio da União do Ministério da Economia, Mauro Filho; diretor do ICMBio, Cel. Simanovic; superintendente do Patrimônio da União em Alagoas, Fabricia Costa Soares; a diretora de Programa da Secretaria Especial de Desestatização, Marília Garcez; e o Diretor de atração de investimentos do Mtur, João Daniel Ruettimann. (Por Victor Maciel/MTur)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES