MTur vai capacitar profissionais de 30 rotas turísticas

Todas as capacitações serão gratuitas para trabalhadores, empreendedores e gestores do setor de turismo

Capacitação | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para identificar as demandas de capacitação em destinos turísticos estratégicos do País, o Ministério do Turismo firmou um acordo de cooperação com a Universidade de Brasília (UnB). A partir dessa parceria, até o primeiro semestre do ano que vem, irá oferecer cursos de qualificação para trabalhadores, empreendedores e gestores de turismo de todas as 30 rotas turísticas estratégicas brasileiras.

O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, destaca os benefícios da elaboração dos cursos a partir de um diagnóstico do turismo local. “Identificando as demandas e necessidades de cada região, conseguimos oferecer qualificação direcionada e com mais qualidade no ensino para todos os profissionais do setor e, dessa forma, realmente fazer a diferença para impulsionar e alavancar o turismo nestas regiões”, destacou.

Essas 30 rotas turísticas estratégicas fazem parte do programa Investe Turismo – lançado pelo Ministério do Turismo, com apoio do Sebrae e Embratur para acelerar o desenvolvimento, aumentar a qualidade e a competitividade de rotas estratégicas brasileiras.

Na primeira fase do diagnóstico, a UnB realizou o levantamento das necessidades de qualificação em oito rotas turísticas distribuídas em 55 municípios nas cinco regiões do país: Brasília e Chapada dos Veadeiros (DF); Goiânia, Pirenópolis e Goiás (GO); Belém, Ilha do Marajó, Santarém e Alter do Chão (PA); Teresina e Serra da Capivara (PI); Natal e Litoral (RN); Belo Horizonte e Cidades Históricas de Minas (MG); Rio de Janeiro Imperial (RJ); e Corredor do Iguaçu (PR). A partir desse levantamento, foi possível iniciar cursos de qualificação em três dessas rotas.

Já a segunda fase abrangerá 22 rotas turísticas que fazem parte de 117 municípios brasileiros. Entre elas estão a região turística do Pantanal Norte e Chapada dos Guimarães (MT); Rota Pantanal Sul e Bonito (MS); Manaus e Polo Amazônico (AM); Palmas e Jalapão (TO); Boa Vista e Monte Roraima (RR); Macapá (AP); Maceió e Costa dos Corais (AL); Fernando de Noronha (PE); Costa do Descobrimento (BA); Costa do Sol – Região dos Lagos (RJ); e Porto Alegre e Serra Gaúcha (RS).

CURSOS OFERTADOS - Na região turística “Teresina e Serra da Capivara”, no Piauí, o curso “Política e Gestão para o Turismo de Base Territorial” está a pleno vapor. Ele é voltado para gestores públicos e privados, formadores de opinião, líderes comunitários e demais integrantes do trade turístico que atuam na capital Teresina e nos municípios de Santa Cruz dos Milagres e de São Raimundo Nonato, além de Pedro II. O objetivo é possibilitar o desenvolvimento do potencial turístico da região, apoiando o planejamento de ações locais.

Também já está em andamento o curso “Práticas do conselheiro no Turismo local – Saber-fazer, Compromissos e Responsabilidades” que atende a região turística “Belo Horizonte e Cidades Históricas de Minas Gerais”. A ideia é fortalecer as competências comportamentais e técnicas dos conselheiros locais e da comunidade em geral dos municípios que integram a rota. A região é composta pela capital Belo Horizonte e mais oito municípios mineiros: Brumadinho, Diamantina, Ouro Preto, Mariana, Sabará, Congonhas, São João del Rey e Tiradentes.

Já na região turística “Corredor do Iguaçu”, no estado do Paraná, as inscrições para o curso “Capacitação em Turismo e Hospitalidade” estão abertas até a próxima quinta-feira (17.12). Podem participar trabalhadores e gestores que já atuam no setor de turismo ou mesmo quem deseja ingressar na área. Essa rota abrange a capital Curitiba e os municípios de Morretes, Paranaguá e Foz do Iguaçu. (Clique AQUI para se inscrever)

NOVOS CURSOS – As inscrições para novos cursos de capacitação para trabalhadores e gestores do setor de turismo serão divulgadas na página do Ministério do Turismo. (Por Amanda Costa)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES