Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

MTur vai criar projeto para revitalizar patrimônio cultural

Programa Revive busca recuperar bens públicos subutilizados por meio de concessões. Intenção é garantir visitação pública

Compartilhe
Google Whatsapp

O Ministério do Turismo negocia com o Governo de Portugal a implementação de um projeto de proteção e aproveitamento turístico de imóveis da União com valor arquitetônico, patrimonial, histórico e cultural que não sejam adequadamente explorados. O Programa Revive, de origem portuguesa, tem como objetivo conservar e valorizar o patrimônio público, de forma a diversificar a oferta turística nacional.

Olinda (Foto: Bruno Lima/MTur)

O secretário nacional de Integração Interinstitucional do MTur, Bob Santos, adianta que o trabalho será desenvolvido em parceria com a iniciativa privada. “O Brasil possui diversos patrimônios públicos subutilizados, até mesmo depredados, em adiantado estado de degradação. A ideia é trabalhar na recuperação desses imóveis através da realização de investimentos privados, por meio de concessões. Em hipótese alguma a visitação pública será proibida”, explica Santos.

O programa vai reforçar a atratividade e a competitividade de destinos, além de proporcionar a geração de receitas adicionais. Segundo a coordenadora-geral de Parcerias e Concessões do MTur, Rafaela Lehmann, a adoção do modelo português é estratégica, por já haver metodologia pré-definida, mas as normas serão adequadas à legislação brasileira. “O Revive é uma metodologia implementada de forma exitosa em Portugal e em alguns países da África. O MTur está trabalhando uma proposta de adequação, seguindo os normativos e institucionalidades daqui do Brasil”, esclarece.

Ainda de acordo com Lehmann, como cada imóvel possui características distintas, é necessária a definição de diretrizes e critérios mínimos para assegurar a correta destinação, a fim de salvaguardar o patrimônio e adequar o tipo de exploração às necessidades de desenvolvimento de cada região. O programa, apresentado durante Seminário Internacional do Programa Nacional de Turismo Cultural e Natural (PNTCN), realizado em setembro no MTur, segue em fase de análise pelos órgãos envolvidos.

Com o avanço das tratativas entre Brasil e Portugal, será criado um Comitê Gestor Nacional do Revive Brasil. Composto por representantes do MTur; da Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU), ligada ao Ministério da Economia, e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o grupo vai estabelecer critérios para a escolha dos patrimônios envolvidos.

O MTur vai divulgar o Programa Revive durante o Seminário Internacional Patrimônio + Turismo: potencial econômico do Patrimônio em sua dimensão turística e o 6º Encontro Brasileiro de Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial, que serão realizados entre 23 e 25 de outubro, em Porto Alegre (RS).

COMPARTILHAMENTO

A iniciativa se alinha a outra ação organizada pelo MTur em parceria com a SPU. O trabalho envolve a gestão compartilhada de áreas turísticas sob domínio do Estado, possibilitando o desenvolvimento de medidas conjuntas para a regularização e a utilização de imóveis. O objetivo é atrair investimentos e aumentar o fluxo turístico nacional e internacional nestes espaços. Para saber mais, clique aqui.

Um mapeamento preliminar promovido junto a secretarias estaduais de Turismo identificou 222 áreas da União em 18 estados aptas a serem trabalhadas, a exemplo de fortes, praias, museus, fazendas e praças, entre outros. A SPU já avalia o levantamento, a fim de verificar a disponibilidade e a situação fundiária dos locais.


Siga nosso canal no telegram
Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto