Mudança de nome e sobrenome: entenda as alterações na Lei

Com relação à mudança em sobrenomes, os principais casos admitidos pela lei são sobre a inclusão de sobrenomes familiares

Mudança de nome e sobrenome: entenda as alterações na Lei | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Lei nº 14.382/2022 ampliou os casos em que pode ocorrer a mudança de nome, sem ajuizamento de um processo judicial. Com a alteração, a mudança de nome pode ser feita, nos casos específicos, diretamente no Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais, beneficiando pais, pessoas insatisfeitas com seus prenomes e pessoas que queriam adequar seu sobrenome às suas relações familiares.

Segundo Danilo Rocha, consultor jurídico da Corregedoria Extrajudicial, o nome e prenome possuem regras próprias para fins de alteração: “Para a mudança de nome, os pais, ou qualquer um dos , podem realizar o procedimento no prazo de 15 dias após o registro de nascimento, no Cartório de Registro Civil onde foi feito o registro. Na ocasião, o prenome e os sobrenomes indicados podem ser contestados pelo declarante, que nem sempre é um dos genitores. Para tal, é preciso que a oposição seja fundamentada e, havendo consenso dos genitores, será feita a retificação do registro no próprio Cartório. Quando não há consenso entre os genitores, a oposição será encaminhada para decisão do juiz”, explica.

Mudança de nome e sobrenome: entenda as alterações na Lei - Foto: Ascom

Com relação à mudança em sobrenomes, os principais casos admitidos pela lei são sobre a inclusão de sobrenomes familiares: para enteados, inclusão do nome da família do padrastro/madrasta (com expressa concordância dos mesmos), preservando seus sobrenomes de família; alteração das relações de filiação; inclusão ou exclusão de sobrenome do cônjuge, na constância do casamento; inclusão de sobrenome de seu companheiro, a qualquer tempo, para conviventes em união estável devidamente registrada; e exclusão de sobrenome do ex-cônjuge/ex-companheiro.

Quanto à alteração de prenomes, não é mais necessária a autorização judicial: a própria pessoa registrada pode requerer, após ter atingido a maioridade civil.

Para alteração de nome justificada por ameaça decorrente de colaboração com a apuração de crime, permanece necessária a determinação judicial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES