'Muitos tanques e munições do inimigo agora são nossos', diz Zelensky

Em seu pronunciamento diário na televisão, ele disse que o nível de ameaça está no máximo, praticamente duas semanas após a invasão russa da Ucrânia

'Muitos tanques e munições do inimigo agora são nossos', diz Zelensky | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse nesta quarta-feira que a comunidade internacional será responsável por uma "catástrofe humanitária" em massa se não concordar em implementar uma zona de exclusão aérea para proteger seu país.

Em seu pronunciamento diário na televisão, ele disse que o nível de ameaça está no máximo, praticamente duas semanas após a invasão russa da Ucrânia, mas que os ucranianos mostraram que nunca desistirão.

Zelensky: Muitos tanques e munições do inimigo agora são nossos - Imagem: Reprodução

"A Rússia usa mísseis, aviões e helicópteros contra nós, contra civis, contra nossas cidades, contra nossa infraestrutura. É dever humanitário do mundo responder", disse.

Heineken deixará de produzir e vender cerveja na Rússia

A cervejaria holandesa Heineken anunciou, nesta quarta-feira (9), que deixará de produzir e de vender sua cerveja na Rússia, onde tem 1.800 funcionários, devido à guerra "completamente injustificada" na Ucrânia.

Rússia acusa ocidente de usar civis como combatentes na Ucrânia

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, falou nesta quarta-feira (9) que o ocidente tem incentivado a participação de civis no conflito, como voluntários britânicos. "Não vamos nos responsabilizar pelo destino dos cidadãos que podem ser mortos nesse conflito", disse. 

Prefeito de Chernihiv diz que dois terços da cidade está sem aquecimento ou eletricidade.

Já em Kiev, o vice-prefeito falou que a capital têm abastecimento normal de água, aquecimento e eletricidade; e que as linhas telefônicas funcionam normalmente.

Chernobyl é desconectada da rede de energia e isso traz riscos, diz operadora ucraniana

A operadora de energia da Ucrânia, Energoatom, declarou que as forças russas desconectaram a usina nuclear de Chernobyl da rede elétrica do país. Segundo a operadora, isso pode afetar o resfriamento de material nuclear e traz o risco de substâncias radioativas serem lançadas no ar.

Herman Halushchenko, ministro de energia da Ucrânia, disse que as autoridades do país não sabem como está o nível de radiação em Chernobyl. A Ucrânia não recebe informações de lá desde que o local foi ocupado por tropas russas no dia 24 de fevereiro.

Pessoas andam entre destroços após bombardeio na cidade de Sumy, na Ucrânia (Foto: Andrey Mozgovoy/REUTERS) 

Ele também disse que não tem qualquer controle ou informações sobre a usina de Zaporizhzhia. A central nuclear de Zaporizhzhia é a maior da Europa. Local foi alvo de ataques na sexta (4) e um incêndio atingiu um prédio de treinamento, mas equipamento essencial da usina não foi afetado.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES