Mulher dá luz a bebê em recepção de maternidade e recém-nascido cai no chão durante o parto

Parto aconteceu na noite de terça-feira (11), em hospital de Goiânia

Médico pega recém-nascido em chão de maternidade | Reprodução/Facebook
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um vídeo enviado à TV Anhanguera pelo telespectador João Paulo Araújo mostra uma mulher que deu à luz na recepção da Maternidade Nascer Cidadão, em Goiânia. As imagens, gravadas na noite de terça-feira (11), registraram o momento em que a criança cai no chão e, em seguida, é recolhida por um médico da unidade de saúde, a maior da região noroeste da capital e referência em parto humanizado.

Em entrevista coletiva nesta tarde, o secretário municipal de Saúde, Fernando Machado, afirmou que não acreditava que houve negligência do hospital, mas informou que uma sindicância será aberta para apurar o caso. Por meio de nota enviada por sua assessoria, ele anunciou o afastamento de todo o corpo técnico que estava de plantão no momento do parto.

A gestante estava sentada em um banco quando a criança nasceu. Segundo testemunhas, o bebê bateu a cabeça no chão. Pelo áudio do vídeo original, postado pelo telespectador no Facebook, é possível ouvir pacientes revoltados, que dizem: "Povo Irresponsável". Uma funcionária de roupa azul chega para atender a mulher que havia acabado de dar à luz e se defende: "Sou só enfermeira".

João Paulo não conhecia a mulher que deu à luz. Ele presenciou a cena porque aguardava atendimento para a esposa, Thainy Prudência da Silva, 25 anos, que também está grávida. Ele diz não ser o autor do vídeo, que teria sido passado para o seu celular por homem que estava no hospital e pediu que ele divulgasse. "Não fiz nada mais que eu dever de cidadão", disse.

A dona de casa Thainy Prudência, que está grávida de 10 semanas, se sentia mal e procurou a maternidade, por volta das 19h. "Quando eu cheguei, [a mulher que deu à luz] estava gritando de dor na sala de uma médica residente, que a atendeu. Ela já saiu da sala sangrando e ficou aguardando no banco. Ela gritava "gente, me ajuda, vai nascer", mas teve até uma enfermeira que riu dela", diz a jovem.

Thainy classificou a cena como a mais desumana que já viu e ainda se emociona ao falar do episódio: "Eu nunca pensei na minha vida que fosse presenciar uma coisa dessas. Todas as grávidas que ficaram lá ficaram indignadas. Quando a criança nasceu, comecei a chorar".

Segundo ela, o bebê nasceu às 20h, uma hora após Thainy ter chegado à unidade de saúde. "Mas falaram que ela passou a tarde todo lá", relata.

Mãe e bebê seguem internados na maternidade e passam bem. De acordo com a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde, a criança nasceu com 47 centímetros, pesando 2.270 quilos. A criança passou por exames de raio-x na cabeça e no tórax e nenhum problema teria sido constatado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES