Mulher mais velha do mundo completa 117 anos nesta terça

O segredo para uma vida tão longeva permanece um mistério.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quando a italiana Emma Morano nasceu, não existia o avião, o zepelim, a televisão, a penicilina, a bomba atômica ou o plástico. Ela nasceu no mesmo ano que o mafioso Al Capone, o escritor Vladimir Nabokov, o músico Duke Ellington, o bailarino Fred Astaire, o diretor de cinema Alfred Hitchcock e que Charlie Chaplin – e hoje é seu aniversário. A última pessoa viva comprovadamente nascida no século XIX completa hoje saudáveis 117 anos.

Suas marcas no Livro dos Recordes são diversas: Emma não só é a última remanescente do século XIX como, desde agosto de 2015, ela se tornou a pessoa mais velha do mundo. Não satisfeita, Emma é também nada menos que a italiana mais velha de todos os tempos – não há notícia de nenhuma outra pessoa nascida na Itália em todos os tempos que comprovadamente chegou aos 117 anos.

O segredo para uma vida tão longeva permanece um mistério, mas segundo a própria Emma – que vive na cidade de Vercelli, na Itália, onde nasceu – desde os 20 anos (ou seja, há 97 anos) que ela come diariamente o mesmo menu: três ovos, biscoitos feitos em casa, e nada mais. “E eu não como muito, pois não tenho dentes”, ela diz.

Ela se separou de seu violento marido em 1938 e, apesar de enxergar e escutar com bastante dificuldade, sua cabeça permanece alerta e funcionando perfeitamente – somente ano passado ela passou a precisar de uma enfermeira ao seu lado o tempo todo. A mulher que viu três diferentes séculos será homenageada por sua cidade com uma apresentação musical no teatro local, e garante que seu segredo é pensar positivamente sobre o futuro, e se manter solteira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES