Mulheres ainda lutam por cargos de chefia no mercado de trabalho no PI

A pesquisa Nacional de Amostra de Domicílio Contínua (Pnadc) mostrou que 7 milhões de mulheres perderam o emprego com a crise do coronavírus

Delegada | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Oficialmente, a taxa de desemprego atingiu 13,3%, segundo divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até julho deste ano. Dentro destes números, as mulheres foram as que mais perderam empregos, segundo explicou a delegada da Polícia Civil do Piauí, Anamelka Cadena que atua no combate contra a violência contra mulher e a igualdade feminina. A igualdade de gênero tão pretendida por tantas mulheres ainda é uma realidade distante.

A pesquisa Nacional de Amostra de Domicílio Contínua (Pnadc) mostrou que 7 milhões de mulheres perderam o emprego com a crise do coronavírus. A situação da pandemia é mais dramática para elas e empurra boa parte da força de trabalho feminina de volta para casa. Conforme o IBGE, as mulheres continuam sendo desvalorizadas no local de trabalho, ganham menos que os homens ocupando os mesmos cargos que eles.

Delegada Anamelka Cadena - Foto: Arquivo/Jornal Meio Norte

“Nós vimos que as mulheres durante a pandemia foram as que mais perderam seus empregos. Será porque o empregador quando coloca na balança um homem ou uma mulher ele vai tender a manter quem? E geralmente o pensamento vai ser orientado pela condição biológica da mulher. Na realidade essa igualdade ainda é distante, é uma lamentação e isso nos traz a necessidade de refletir sobre esses parâmetros. No âmbito do concurso público, homens e mulheres ganham igual, mas nestes cargos de direção, chefia ainda temos poucas mulheres”, explica.

A data do 8 de março e a do dia Internacional da Igualdade Feminina marcam a luta de tantas mulheres para garantir mais paridade e equidade de direitos. Mesmo assim, a delegada observa que é preciso ter mais projetos de pro equidade de gênero dentro das instituições. Para ela isso evidencia o começa as disparidades.

“Os dados estatísticos revelam aquilo que não queríamos que ainda existisse, são cenários de violência, insegurança que a mulher está. Até para a mulher se inserir no mercado de trabalho é complexo, se você não tem uma política pública que garanta o cuidado dos filhos, por exemplo com creches, ainda teremos de enfrentar essa realidade que nos pesa mais. Não temos mulheres pensando em projetos e leis para mulheres e as nossas ‘dores’ ficam esquecidas, essa é uma preocupação muito séria”, pondera.

Durante a pandemia a liderança feminina foi algo que ganhou destaque no Mundo. Diante dessas lideranças a delega se referiu a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, como exemplo de igualdade pelos direitos civis e de representatividade da mulher. Anamelka coloca que ainda existe pouca representatividade de gênero nos espaços públicos.

“A solução está no fortalecimento de uma visualização que compreenda a mulher nestes mesmos espaços, mas não podemos ficar só por aí. Um espaço fortíssimo que precisa ser alcançado por mais mulheres no que se diz a políticas públicas é a política, pensando em leis, projetos e ações de igualdade”, articulou.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES