Mulheres enfrentam machismo e ganham espaço no mercado de trabalho

Muitas mulheres estão quebrando o preconceito, ocupando espaços no mercado de trabalho antes dominados por homens. Ao Jornal Meio Norte, elas revelam as lutas diárias contra o machismo

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O preconceito em relação à capacidade da mulher ainda permeia a sociedade. Não é incomum as mulheres ouvirem mensagens como “Não é coisa de mulher” e “Isso é trabalho para homem”. Essas são algumas das expressões que acompanham as demais atitudes machistas que muitas mulheres lidam dentro do ambiente de trabalho. É um fato que a competência da mulher é incoerentemente posta em dúvida quando ela exerce uma profissão que é, em sua maioria, ocupada por homens. 

A engenheira civil, Andressa Kalyne, tem 24 anos  e cursa pós-graduação em Engenharia Diagnóstica. Andressa relata que já passou por situações de discriminação por ser mulher.  Sempre ligada aos cálculos e demais disciplinas na área de exatas, a engenheira relata suas vivências.

Andressa Kalyne, 24 anos| Crédito: Gabriel Paulino

“Começou já na procura do meu primeiro estágio. Eles selecionavam os engenheiros empresários. Quando escolhiam o meu currículo, na entrevista eles ficavam meio que duvidando da minha capacidade técnica e até mesmo lançando piadas sobre a minha carteira de habilitação na categoria A e B, questionando a minha capacidade de conduzir veículos”, explica.

Mesmo se identificando com a área e em meio às dificuldades com as disciplinas iniciais no curso, Andressa não desistiu e correu atrás de mais meios que possibilitavam sua inserção no campo, mas logo ela vivenciou novamente a exclusão da mulher na Engenharia Civil. 

“Em um dos trabalhos de inspeção, eu tinha que entrar em um ambiente que, segundo eles, tinha um certo grau de risco e não me autorizaram. Porém, o engenheiro homem poderia entrar no local para realizar o trabalho. Foi alegada a questão da segurança, ao passo que eu enquanto mulher não poderia, mas o homem sim”, expressa. 

“Eu não era selecionada para trabalhar em canteiros de obras justamente por esse ‘impasse’. Além disso, sou mãe, e isso também não é bem visto no mercado de trabalho”, relata. 

Em meio aos empecilhos postos à frente da engenheira, ela não desistiu e conseguiu estágios em escritórios e experiência com projetos. ”Agora, que eu iniciei minha pós-graduação, estou trabalhando na área e me identifico mais ainda com o campo da engenharia. Encontrei nessa profissão a forma de me realizar, porque é algo mais dinâmico e repleto de desafios”, conta. 

A maior dificuldade é chegar ao mercado de trabalho e alcançar cargos de chefia, conta Andressa. Ela informa que conhece mulheres que atuam em importantes funções dentro de empresas onde homens possuem salários mais valorizados, mesmo atuando na mesma função, o que constitui o cenário de desigualdade salarial devido ao gênero.

Mulher no futebol

Vanessa da Silva Cantuário é jogadora de futebol. Desde muito cedo, ela enfrentou dificuldades para seguir a profissão que tanto sonhou. "Decidi ser jogadora de futebol, até por que eu sonhei muito com isso. Desde criança eu e minha irmã jogávamos futebol. Mas aí veio o preconceito. No entanto, foi rápido porque logo me chamaram para um time profissional e eu pude mostrar minha competência", falou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES