Marcha das Vadias! Mulheres pintam os corpos e protestam durante Jornada Mundia da Juventude

O grupo protesta contra a alta incidência de estupros no Brasil.

Meninas pintam o corpo para a Marcha das Vadias em Copacabana, no Rio | Futura Press
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cerca de 200 pessoas estão reunidas em frente ao Posto 5 na praia de Copacabana, no Rio, para participar da Marcha das Vadias. O grupo protesta contra a alta incidência de estupros no Brasil e contra o Estatuto do Nascituro e também pede que a presidente Dilma Rousseff sancione o Projeto de lei 03, uma norma técnica do Ministério da Saúde que atende vítimas de violência sexual.

O ato havia sido marcado no início do mês e tinha sido programado para seguir em direção ao Leme. Porém, com a mudança das atividades da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Guaratiba para Copacabana, as organizadoras decidiram mudar o trajeto para Ipanema.

"Não estamos querendo confronto. Isso é um contraponto político e uma marcha com muita irreverência", disse Nataragi Trinta, uma das organizadoras. O grupo Católicas pelo Direito de Decidir, que é pró-liberdade de escolha para as mulheres, também acompanha a marcha. Entretanto, há informações de primeiros atritos entre fiéis e as manifestantes.

"Estamos aqui para falar para a Igreja, especialmente para as mulheres católicas, que elas têm o seu direito de decidir reconhecido no próprio magistério da Igreja Católica", disse a teóloga Yury Orozco, do grupo.

"Em caso de situações-limite, os católicos podem recorrer à sua consciência e tomar decisões independentemente da postura oficial da Igreja Católica. Esse é um respaldo como recurso à consciência e os católicos não devem se sentir culpados".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES