Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Mulheres são vítimas de osteoporose, informa especialistas

Alimentação, atividade física e banho de sol ajudam prevevir

Compartilhe

O Dia Mundial de Combate à Osteoporose vai acontecer no dia 20 de outubro, momento exato para se levantar questionamentos e mobilizar a sociedade sobre as medidas preventivas e de tratamento. Principalmente as mulheres que estão em fase de menopausa, por serem as principais vítimas deste mal.

A osteoporose é uma doença que atinge todos os ossos do corpo, causando enfraquecimento com a possibilidade de quebra ao mínimo esforço, que acomete pessoas entre os 45 a 50 anos de idade. Segundo Kleberth Santana, médico ortopedista, a doença ocorre com maior frequência em mulheres em fase da menopausa, por ser um período em que há menos fixação do cálcio nos ossos.

“Infelizmente, é uma doença comum, a nível nacional e também local. Estima-se que uma em cada três mulheres, com mais de 50 anos de idade, deverá ter a doença. A incidência é maior no período da meno- pausa, quando existe maior privação hormonal, que é essencial para a fixação do cálcio nos ossos”, explica.

As formas de reduzir esses impactos e prevenir a osteoporose são variadas, inclui uma alimentação saudável, atividade física e até banho de sol. É o que relata Kleberth Santana. 

“Dependendo da intensidade da osteoporose, existem formas diversas de tratamento. Para o nível mais grave, o tratamento é à base de medicamentos, com cálcio e vitamina D. Já em nível mais leve, o tratamento e até a forma de prevenir se dá com formas bem naturais, como o consumo de leite e seus derivados, inclusive uma boa alimentação com muitas frutas, cálcio e carne. Além disso, a exposição ao sol, por um período de 20 minutos, em momentos de menor incidência dos raios ultravioletas, também ajuda”, esclarece.

Para saber se os seus ossos estão dentro dos patrões, é importante realizar o exame de Densitometria Óssea, principalmente, por volta dos 30 anos, onde será avaliada a carência de cálcio na estrutura óssea de cada indivíduo.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar