Municípios do Amapá enfrentam quinto apagão em menos de um ano

Região voltou a receber eletricidade gradativamente em cerca de 30 minutos depois do apagão. Ministério de Minas e Energia confirmou problema

Municípios do Amapá enfrentam o quinto apagão em menos de um ano | reprodução internet Rede Amazõnica
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não era nem 16h de quarta-feira (16), cidades do Amapá voltaram a registrar um apagão total. Não se sabe quantos municípios foram atingidos.

Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME) o apagão  aconteceu com desligamento da carga atendida pela Subestação Macapá, administrada pela Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE).

A nota do ministério informou que "as causas do desligamento deverão ser identificadas". Esse foi o 5º apagão total registrado no estado desde novembro de 2020. Ano passado, o estado ficou 4 dias totalmente "no escuro". E não foi só isso. Foram quase 20 dias com o fornecimento precário do produto.

Municípios do Amapá foram atingidos com apagão/reprodução internet Rede Amazõnica

Falta de energia

A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) informou que a falta de energia desta quarta-feira "foi provocada pela saída da Linha de Transmissão de 230 KV entre Jurupari e Laranjal do Jari", no Sul do estado.

Muitas residências, estabelecimentos comerciais e também locais públicos ficaram sem energia. Apenas locais com geradores, como hospitais, empresas e postos de saúde seguiram com o fornecimento à base de combustível.

O início da retomada do fornecimento de energia iniciou às 16h21, com o religamento de um circuito da linha de transmissão.

Apagões desde novembro de 2020

O blecaute desta quarta-feira é o quinto registrado no Amapá em 7 meses. O primeiro deles, em 3 de novembro, deixou 13 das 16 cidades amapaenses sem energia durante 4 dias e com fornecimento parcial durante 22 dias;

A falta de energia aconteceu, na época, após a principal subestação do estado (Subestação Macapá) sofrer um incêndio. O problema evidenciou falhas no fornecimento de energia no estado, que gerou uma crise energética;

Em 17 de novembro, enquanto as cidades estavam no sistema de rodízio, o ONS confirmou que houve novo desligamento no Amapá que pode ter ocorrido no momento da "energização" de uma linha de transmissão. A escuridão total durou cerca de 5 horas;

Cerca de dois meses depois, em 13 de janeiro, o Amapá enfrentou um novo blecaute total, que também durou cerca de 5 horas. Em 8 de abril, houve um novo registro, em que 15 cidades foram afetadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES