Museu do Piauí abre exposição sobre as quebradeiras de coco

Além de rodas de conversa e apresentação cultural, o museu recebe as exposições de Fafá Guimarães e Pedro Vidal, que permanecem abertas ao público até o dia 31 de março.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no mundo inteiro no dia 08 de março, o Museu do Piauí abre nesta sexta (06), a partir das 8h30, a V Semana da Mulher, com o tema “Encontro de Saberes e Reviveres das quebradeiras de coco”.  Além de rodas de conversa e apresentação cultural, o museu recebe as exposições de Fafá Guimarães e Pedro Vidal, que permanecem abertas ao público até o dia 31 de março.

“O que nos motivou a criar essa exposição foi o desejo de descentralizar esses saberes das quebradeiras de coco que ficam somente naquela região, assim como a cultura dos povos indígenas, rurais e quilombolas. Então é para os grandes centros saberem realmente sobre a história, a raiz, como foi construída a nossa cultura, nossa colonização, e a ideia é transformar depois isso em um livro e documentário’, conta Fafá Guimarães.

A programação começa com uma apresentação cultural, e em seguida haverá a abertura da exposição fotográfica sobre as quebradeiras de coco da região de São João do Arraial. Logo após tem uma roda de conversa com a participação de Chica Lera, integrante do movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), a vice-governadora, Regina Sousa, a Prefeita de São João do Arraial, Vilma Lima, a pesquisadora Rejane Tavares (SEPLAN) e Prof. Dra. Inês Maria Araújo, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

No sábado (07) haverá a abertura de outra exposição com o tema “Mulheres”, de Lu Rebordosa, e um bate-papo com o tema “Mulheres da Arte, que diferença faz?” com Luzia Amélia, Mariana Paz, Tássia Araújo e Ayla Lopes.

As visitas mediadas às exposições acontecem de 8h às 12h, até o dia 31 de março, na galeria de artes do Museu do Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES