Museu Vivo Cândido Ferreira é contemplado pelo ProAc

São mais de 22 mil itens da instituição que compõe o acervo, referência em saúde mental no país

No Museu Vivo Cândido Ferreira contemplado pelo ProAC há muitas obras | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma boa notícia para o Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira que tem cerca de cem anos de existência. É que o mesmo  foi contemplado pelo edital do ProAC (Programa de Ação Cultural)  e com isso irá estruturar os acervos museológicos do Museu Vivo Cândido Ferreira, que passará a ser aberto à população.

Para a sociedade, uma oportunidade de ter acesso a um tesouro carregado de preciosidades. Durante todo o ano de 2021, dois profissionais de museologia irão trabalhar na organização do material, que conta com cerca de 22 mil itens.

Esse material tão rico, retrata as inúmeras atividades culturais desenvolvidas como processos terapêuticos e de inclusão social.

Do extenso acervo, 500 itens serão disponibilizados em plataforma virtual para o acesso do público em geral. Ao final do projeto, a comunidade terá uma diversidade de ações interativas, com rodas de conversa e workshops sobre o envolvimento entre arte, saúde mental e Museologia Social, além de uma exposição presencial no Museu Vivo com parte do acervo.

 Acervo de artistas no Museu vVvo Cândido Ferreira/crédito:divulgação)

Museu Vivo em números

O Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira é uma instituição filantrópica de saúde mental inaugurada como hospital psiquiátrico em 1924, no distrito de Sousas, em Campinas-SP.  

A memória institucional do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, que integra a história da saúde mental no país, pode ser recontada a partir dos acervos documentais e museológicos, que abrangem 4228 objetos de arte, 90 objetos de valor histórico e 17.993 documentos audiovisuais, entre fotografias e vídeos.

 Por sua importância, os acervos que materializam o trabalho desta instituição quase centenária têm sido objeto de estudo de centenas de pesquisadores, sobretudo das áreas de saúde, direitos humanos, arte e história.

 Com a realização do projeto de estruturação, todo esse rico patrimônio museológico será preservado e valorizado para que o museu permaneça dinâmico, pulsante. Vivo.

Museu vivo tem rico acervo/Divulgação



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES