SEÇÕES

Mutirão planeja fazer 17 mil cirurgias eletivas no Piauí

Ação do Governo do Estado realizará 17 mil cirurgias eletivas até o fim de 2022

Atendimento cirurgias | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um total de 17 mil piauienses que esperam por um procedimento cirúrgico serão atendidos até o fim de 2022. Para intensificar o atendimento a essas pessoas e diminuir o tempo de espera por um procedimento especializado nas áreas de oftalmologia, ortopedia, cirurgia geral e pediátrica, o Governo do Estado lançou, nesta quarta-feira (29), em solenidade no Palácio de Karnak, o Mutirão de Cirurgias Eletivas 2022.

A ação será executada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e recebe recursos de emendas parlamentares. O mutirão faz parte do projeto ‘Estratégia de Ampliação do Acesso aos Procedimentos Cirúrgicos Eletivos – 2022’ e foi aprovado em reuniões da Comissão Intergestora Bipartite do Piauí (CIB-PI).

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Neris Junior, ao todo, 17 mil pacientes serão atendidos por meio da estratégia, com a realização de 12 mil cirurgias de catarata e 5 mil procedimentos em diversas especialidades, como ortopedia, geral e pediátrica. 

Governadora lança mutirão para acelerar atendimento de cirurgias (Divulgação)

“São 19 hospitais que estão preparados com os mais modernos equipamentos e profissionais qualificados para fazer esse tipo de procedimentos. Vamos fazer cirurgias em determinadas especialidades que não são da rotina diária dos hospitais para diminuir a fila de espera por procedimentos dessa natureza. Dessa forma, estaremos descentralizando cada vez mais as ações de saúde, levando atendimento às mais diversas regiões e cidades do Piauí”, destaca o gestor.

Intensificar atendimentos

A governadora Regina Sousa destaca que este é um esforço do governo no sentido de dar vazão a uma demanda existente que foi represada no período mais crítico da pandemia em que os atendimentos foram exclusivos para pacientes com a Covid-19.

“Vamos também intensificar os atendimentos de consultas especializadas, olhando todos os setores da saúde, acelerando e dando vazão à fila de regulação por atendimentos em saúde de especialidades médicas específicas. Esperamos até o fim do ano dar vazão à essa demanda e que o tempo de espera da fila da Regulação Estadual para cirurgia eletiva possa ser reduzido”, assinalou a gestora.

Uma das unidades que integra a ação é o Hospital Estadual Dr. Júlio Hartmann, na cidade de Esperantina, que é referência para 13 municípios da região dos Cocais. O diretor do hospital, Luis Carlos Alves, diz que, por meio da ação, o Júlio Hartmann vai duplicar os atendimentos cirúrgicos, com a realização de uma média de 70 cirurgias por mês. “A demanda é pela parte de oftalmologia, com cirurgias de catarata, como também a área de cirurgia geral, com cirurgias de hérnia, vesícula, já que temos uma fila de espera por esses tipos de procedimentos”, completou o diretor.

O superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Alderico Tavares, comenta que o intuito do governo é interiorizar a saúde, levar cirurgias aos principais hospitais do Estado e desafogar o HGV em Teresina. “É uma meta desafiadora, mas nos sentimos muito orgulhosos em poder oferecer o melhor serviço, bons profissionais e equipamentos de ponta para a realização de cirurgias em várias cidades”, complementou o gestor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos