Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Mutirão realiza limpeza em lagoa na zona norte de Teresina

A iniciativa foi promovida pela Coordenação do Meio Ambiente.

Compartilhe

Ocorreu na manhã de sexta-feira, 31, o mutirão de limpeza da Lagoa do Mazerine, no Bairro Nova Brasília, zona Norte de Teresina, localizada ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro. A ação que faz parte do projeto Lagoas Ambiental, orientou moradores da redondeza sobre os prejuízos do despejo de lixo na área.

A iniciativa foi promovida pela Coordenação do Meio Ambiente, Fundação Municipal de Saúde, direção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Nova Brasília e também pela Infraero do Estado. Durante o evento, os representantes de cada órgão interagiram, diretamente, com os moradores.

Os moradores foram orientados através de palestras sobre o consumo de água potável e a saúde preventiva, visitas às ruas e residências e a retirada de lixo e entulho dos quintais.

Além disso, foi feita a limpeza da Lagoa do Mazerine, onde foi retirado aguapés e lixos domésticos. Para Evandro Marques, coordenador da UBS de Nova Brasília, os moradores vêm fazendo mau uso da lagoa ao despejar lixo e propõe atividades de lazer.

"O que queremos é que a população adquira uma consciência ambiental e fazer melhor uso desse local. Utilizando como passeio ou um espaço para confraternização.

Aqui é uma área verde, onde a população estava fazendo uso como zona de transbordo ao lado da USB, o que agrava o quadro clínico dos pacientes", explica.

Segundo o coordenador da Unidade de Saúde, além dos problemas de saúde, o lixo desvaloriza a região. "Além dos problemas de saúde, chamamos atenção para a questão do prejuízo ambiental, no momento que é transformado em um lixão, começa logo pela desvalorização da área", pontua Evandro Marques.

De acordo com Conceição Ferreira, coordenadora social do programa, o problema do lixo afeta desde a saúde, ao meio ambiente e transporte. "Essa área tem um manancial muito forte.

Tanto as lagoas como as áreas que estão no entorno da região têm um volume de lixo muito alto e isso traz problemas para a comunidade e para a cidade, que vai desde doenças transmissíveis, como também a falta de preservação da fauna e da flora, que vai repercutir também na segurança dos voos do Aeroporto", esclarece.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar