SEÇÕES

Mutirões do HGV reduzem filas espera por cirurgias

O objetivo é acelerar os atendimentos cirúrgicos do hospital

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o objetivo de acelerar os atendimentos cirúrgicos e otimizar a capacidade resolutiva do Hospital Getúlio Vargas, a Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH) está tomando uma série de ações que possam antecipar todo o processo de melhorias já estabelecidos desde 2017, quando o órgão passou a gerir a instituição. Aquisição de equipamentos, estruturação das clínicas e dimensionamento de pessoal são algumas dessas execuções.

Para diretora-geral do HGV, Fátima Garcêz, está sendo finalizado um levantamento da capacidade plena e culminante dos atendimentos que cada clínica pode realizar. "Com este levantamento, podemos potencializar os serviços do hospital e promover mais mutirões, reprimindo as filas de espera. É um empenho pessoal, de toda equipe do Getúlio Vargas e da Fundação Hospitalar, para que todos os setores e especialidades desta casa funcionem a pleno vapor", revela.

Fátima esclarece que as filas de espera do HGV e demais hospitais públicos do estado e município são controladas pela Central de Regulação do Estado. "Quem direciona os pacientes que serão atendidos no Getúlio Vargas é a Central de Regulação. Como a demanda é contínua, sempre teremos filas de espera longas, porque à medida que um paciente é atendido, um novo entra na fila. É um ciclo incessante".

A diretora esclarece que o HGV tem uma limitação de espaço físico, mas que isso está sendo contornado de maneira assertiva. "Atualmente são 11 salas cirúrgicas atendendo, mas vamos inaugurar uma nova sala até março e outras a cada três meses. Serão quatro novas salas em 2018. Isso vai desafogar o atendimento e possibilitar novas demandas, aumentando a rotatividade de procedimentos cirúrgicos", relata.

Outra medida importante que irá sanear os atendimentos nos hospitais da rede estadual e especialmente o HGV, é que a Fundação Hospitalar em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, através do programa Renova Saúde, estará promovendo a estruturação e aparelhamento dos hospitais regionais de Picos, São Raimundo Nonato e Piripiri, descentralizando a realização dos procedimentos de baixa e média complexidade em Teresina, dispensando assim, a transferência para capital dos pacientes com casos resolvíveis em suas regiões. 

"Sabemos da importância do HGV para os pacientes da capital e oriundos do Interior. A Fundação Hospitalar não está medindo esforços para resolver essa situação de demandas reprimidas. Só em janeiro, já adquirimos um novo arco cirúrgico e colocamos para funcionar o tomógrafo, ressonância magnética e o aparelho de hemodinâmica. Também continuamos realizando procedimentos inovadores de alta complexidade, que são referência para todo Nordeste, que dispensa a transferências de pacientes para outros hospitais e exonera custos para Saúde do Estado", completa Garcêz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos