Mutirões para identificar hanseníase acontecem neste sábado(28)

Os mutirões irão acontecer nas UBS do Poty Velho (zona Norte), do Renascença (zona Sudeste) e no Ambulatório do Hospital do Promorar (zona Sul)

Os mutirões da hanseníase fazem parte da campanha Janeiro Roxo | IgorVetushko
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) irá fazer neste sábado (28), das 8h às 12h, vários mutirões de manchas. Eles acontecem nas UBS do Poty Velho (zona Norte), do Renascença (zona Sudeste) e no Ambulatório do Hospital do Promorar (zona Sul). 

Neste mês de janeiro estão acontecendo várias ações de alerta e identificação de casos de hanseníase. Elas até agora estão sendo realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais. As ações fazem parte da campanha Janeiro Roxo, que trata da hanseníase.

É preciso investigar manchas pelo corpo que podem ser hanseníase - IgorVetushko

Alguma mancha

Para participar do mutirão amanhã a orientação é que a pessoa que tIver alguma mancha na pele e suspeita de que seja hanseníase vá a um dos mutirões onde estarão os profissionais especializados para o atendimento, diz a médica infectologista e gerente de epidemiologia da FMS, Amparo Salmito. A FMS tem um bom programa com profissionais e medicamentos gratuitos, reforça a médica.

No Brasil o tratamento para a hanseníase é gratuito e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os pacientes podem ser tratados em casa com supervisão periódica nas Unidades Básicas de Saúde-UBS.

reprodução internet

Para os casos mais complexos a Rede de Assistência em Saúde (RAS) de Teresina conta com os serviços de Dermatologia do Hospital Getúlio Vargas e Hospital Universitário e o Centro Maria Imaculada.

Janeiro Roxo

Desde 2016 o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro e a cor roxa para a campanha "Janeiro Roxo" cujo o objetivo principal é ampliar o conhecimento da população sobre a hanseníase, por meio de ações educativas. É importante reforçar o diagnóstico precoce para evitar a ocorrência de sequelas graves, que geram incapacidades físicas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES