MUV: Aplicativo incentiva mobilidade sustentável em Teresina

Teresina é a primeira cidade fora da Europa a ser contemplada pelo Programa Horizon

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Estimular as pessoas a deixarem o carro ou moto em casa e se locomoverem mais a pé, de bicicleta ou usando o transporte público é o objetivo do aplicativo MUV (Mobility Urban Values), que está sendo implantado pela Prefeitura de Teresina. A plataforma  funciona como um jogo que premia quem faz uso de uma mobilidade mais sustentável. O app foi desenvolvido por uma organização italiana e financiado pela União Europeia por meio do Programa Horizon 2020.

Crédito: Divulgação

Teresina é a primeira cidade fora da Europa a ser contemplada pelo Programa Horizon, que já atua em cidades como Helsinque e Amsterdam, entre outras. O município vai trabalhar em parceria com estabelecimentos comerciais de toda a cidade para estimular o uso do aplicativo, que deve estar disponível a partir do mês de abril.

“O fato de Teresina ter várias ações para a melhoria da mobilidade chamou a atenção do Programa, que também deve estar interessada em ver como o aplicativo funcionará em um contexto diferente do europeu”, explica a urbanista Mariana Fiúza, da Agenda Teresina 2030, departamento da SEMPLAN que trabalha com projetos visando o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Um dos ODS é o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis, o que inclui a mobilidade.

Os interessados em participar do jogo deverão baixar o MUV no seu celular e fazer um cadastro, dando algumas informações pessoais e também da sua rotina, como trajetos realizados com mais frequência, como casa/trabalho ou casa/universidade, por exemplo. A partir daí, os usuários receberão missões diárias, que deverão ir cumprindo para subir de nível no jogo. As missões estarão sempre relacionadas com deslocamento, como caminhar por dez minutos, entre outros.

Conforme o usuário vai avançando de nível, novos desafios vão surgindo, como montar equipes e disputar torneios com usuários de outras cidades que também fazem uso do aplicativo. Parcerias comerciais também serão feitas visando premiar os melhores usuários, com descontos em produtos e serviços, por exemplo. “Estamos buscando os parceiros e trabalhando no desenvolvimento das missões, que deverão ser adequadas à nossa realidade”, explica Mariana.

Os usuários também terão acesso a informações como a quantidade de calorias gastas com os deslocamentos, o CO² que deixou de emitir ao trocar o carro/moto por outra forma alternativa de se locomover. Além de estimular as pessoas a adotarem hábitos de mobilidade mais sustentáveis, o aplicativo terá também uma segunda função, que será a de levantar dados sobre os padrões de deslocamento realizados. Essas informações irão nortear a elaboração de políticas públicas para esta área.

O programa prevê ainda que os estabelecimentos parceiros tenham estações de monitoramento, que coletarão dados como a poluição da região, o nível de ruído, temperatura ambiente, entre outros. As estações serão uma forma de avaliar os resultados que estarão sendo alcançados com a utilização do aplicativo.

“A gestão pública precisa aproveitar as novas tecnologias para otimizar os seus resultados. Com esse aplicativo, não só estaremos melhorando o nosso nível de informação sobre uma questão que aflige todas as grandes cidades, como estaremos envolvendo a própria população na solução do problema”, defende o secretário municipal de planejamento e coordenação, José João Braga.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES