Na reta final, dicas ajudam alunos na aprovação do Enem

A aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio acontece neste domingo (17) com aplicação das provas impressas de linguagens, ciências humanas e redação.

Pré Enem | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Está chegando a oportunidade de ingressar na universidade através do maior exame vestibular do Brasil. Neste domingo (17) começa o Enem 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio) com aplicação das provas impressas de linguagens, ciências humanas e redação. O professor Wellington Soares, coordenador do Pré-Enem da Secretaria de Educação do Piauí (SEDUC/PI) dá dicas e orientações para os alunos.

Como de costume, para o 1° dia do exame, a atenção dos estudantes que se preparam para enfrentar a prova está focada na redação do Enem, texto dissertativo-argumentativo que vale de 0 a 1.000 pontos. Com isso, começa surgir uma infinita lista de temas que atraem atenção dos candidatos. Porém, o demasiado apego às infinitas sugestões pode atrapalhar.

O nervosismo e a ansiedade são grandes inimigos das atividades que exigem atenção e paciência. Sendo assim, a grande quantidade de conteúdos em um curto espaço de tempo vai na contramão do candidato que anseia por um bom primeiro dia de prova. De acordo com o professor Wellington Soares, uma das principais dicas é não querer adivinhar o tema da redação.

"Isso não funciona. O que sabemos é que vai ser ligado à atualidade, que foi bastante noticiado ou que esteve em evidência no ano passado", disse.

FOTO: DIVULGAÇÃO

A redação do Enem é composta por uma frase-tema e cobra dos participantes uma proposta de intervenção, ou seja, uma solução para o problema apresentado. O professor explica que o aluno deve chegar preparado para qualquer tema em que ele seja capaz de apresentar soluções originais.

"É uma incógnita. Ele [estudante] tem sempre que ter como orientação o 'texto referência' que é trazido na redação. O aluno deve 'caminhar' por ele e nunca copiar o texto. Aquilo [texto de apoio] é um subsídio, um norte que ele tem que desenvolver através das suas ideias", explicou.

Na reta final do exame, não é o momento de virar noites em claro e adotar atitudes que possam ocasionar esgotamento mental e emocional. Desacelerar e rever, de forma leve, conteúdos que foram trabalhados ao longo do ano são meios de preparação seguros de acordo com o coordenador do Pré-Enem Seduc/Pi.

Além da redação, ao longo da jornada de preparação para o Enem, a Secretaria de Educação do Piauí tem direcionado os estudantes aos conteúdos prioritários das disciplinas de linguagens e matemática, a dupla do "sucesso" da alta pontuação.

Corujão da Vitória  será transmitido pela Rede MN

Acontece hoje (14) o "Corujão da Vitória", uma mega revisão realizada pela Seduc, que deve apresentar conteúdos e também preparar o emocional dos alunos.  Em razão da pandemia do novo coronavírus, a última revisão preparatória ocorre de forma remota. O Corujão foi reduzido e dividido em dois momentos, dias 14 e 21 de janeiro, sendo transmitido ao vivo  pela Rede Meio Norte (Canal 7.1), das 20h  a 1h da madrugada, por meio do Canal Educação.

 Corujão terá presença de alunos, mantendo distanciamento  | FOTO: DIVULGAÇÃO

Hoje (14), serão revisados os conteúdos do 1º dia do exame: Redação; Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. Já na próxima quinta-feira, dia 21 de janeiro, vão ser revisados os conteúdos das disciplinas do 2º dia de provas: Ciências da Natureza e Matemática. 

Além do aquecimento de disciplinas, alunos poderã  interagir no quadro "Hora de Papear com os professores e sanar as dúvidas antes do exame. O  "Corujão da Vitória" também será recheado de paródias e brincadeiras para ativar o clima de descontração e alegria com o público até 1h da sexta-feira (15).

"No corujão a gente vai mesclar aulas dos conteúdos mais cobrados com atividades interativas envolvendo os alunos. Vamos desenvolver também brincadeiras e trabalhar com a autoestima e psicológico dos nossos alunos", informou Wellington Soares. (A.S.)

Participantes devem estar atentos às medidas de prevenção da Covid

O Enem 2020 estava marcado inicialmente para novembro do ano passado, mas foi adiado para este ano por causa da pandemia do coronavírus. A prova será aplicada na versão impressa nos dias 17 e 24 de janeiro e, na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Os participantes devem estar atentos às regras para evitar o contágio pelo novo coronavírus. As medidas que devem ser adotadas tanto na aplicação do Enem impresso quanto do Enem digital estão previstas nos editais dos exames, e o descumprimento poderá levar inclusive à eliminação dos candidatos.

A máscara de proteção facial será item obrigatório nesta edição do Enem. Além de precisar apresentar um documento oficial original com foto e de ter uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, quem não estiver de máscara não poderá fazer a prova. 

Dentro de sala, os estudantes deverão permanecer com a máscara durante toda a realização do exame. O edital prevê que a máscara deve ser usada da maneira correta, cobrindo o nariz e a boca. Caso isso não seja feito, o participante será eliminado. Os candidatos poderão levar máscaras para trocar durante a aplicação, seguindo a recomendação de especialistas da área de saúde. 

O equipamento de proteção poderá ser retirado apenas para a identificação dos participantes, para comer e beber. Toda vez que retirarem a máscara, os participantes não devem tocar na parte frontal dela, e devem, em seguida, higienizar as mãos com álcool em gel próprio ou fornecido pelo aplicador. As mãos devem ser higienizadas também quando os participantes forem ao banheiro e no decorrer do exame. 

Outra regra é o distanciamento social. As salas, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), estarão dispostas de forma a assegurar a distância entre os participantes. (ABr)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES