Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Na reta final, dicas ajudam alunos na aprovação do Enem

A aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio acontece neste domingo (17) com aplicação das provas impressas de linguagens, ciências humanas e redação.

Compartilhe

Está chegando a oportunidade de ingressar na universidade através do maior exame vestibular do Brasil. Neste domingo (17) começa o Enem 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio) com aplicação das provas impressas de linguagens, ciências humanas e redação. O professor Wellington Soares, coordenador do Pré-Enem da Secretaria de Educação do Piauí (SEDUC/PI) dá dicas e orientações para os alunos.

Como de costume, para o 1° dia do exame, a atenção dos estudantes que se preparam para enfrentar a prova está focada na redação do Enem, texto dissertativo-argumentativo que vale de 0 a 1.000 pontos. Com isso, começa surgir uma infinita lista de temas que atraem atenção dos candidatos. Porém, o demasiado apego às infinitas sugestões pode atrapalhar.

O nervosismo e a ansiedade são grandes inimigos das atividades que exigem atenção e paciência. Sendo assim, a grande quantidade de conteúdos em um curto espaço de tempo vai na contramão do candidato que anseia por um bom primeiro dia de prova. De acordo com o professor Wellington Soares, uma das principais dicas é não querer adivinhar o tema da redação.

"Isso não funciona. O que sabemos é que vai ser ligado à atualidade, que foi bastante noticiado ou que esteve em evidência no ano passado", disse.

FOTO: DIVULGAÇÃO

A redação do Enem é composta por uma frase-tema e cobra dos participantes uma proposta de intervenção, ou seja, uma solução para o problema apresentado. O professor explica que o aluno deve chegar preparado para qualquer tema em que ele seja capaz de apresentar soluções originais.

"É uma incógnita. Ele [estudante] tem sempre que ter como orientação o 'texto referência' que é trazido na redação. O aluno deve 'caminhar' por ele e nunca copiar o texto. Aquilo [texto de apoio] é um subsídio, um norte que ele tem que desenvolver através das suas ideias", explicou.

Na reta final do exame, não é o momento de virar noites em claro e adotar atitudes que possam ocasionar esgotamento mental e emocional. Desacelerar e rever, de forma leve, conteúdos que foram trabalhados ao longo do ano são meios de preparação seguros de acordo com o coordenador do Pré-Enem Seduc/Pi.

Além da redação, ao longo da jornada de preparação para o Enem, a Secretaria de Educação do Piauí tem direcionado os estudantes aos conteúdos prioritários das disciplinas de linguagens e matemática, a dupla do "sucesso" da alta pontuação.

Corujão da Vitória  será transmitido pela Rede MN

Acontece hoje (14) o "Corujão da Vitória", uma mega revisão realizada pela Seduc, que deve apresentar conteúdos e também preparar o emocional dos alunos.  Em razão da pandemia do novo coronavírus, a última revisão preparatória ocorre de forma remota. O Corujão foi reduzido e dividido em dois momentos, dias 14 e 21 de janeiro, sendo transmitido ao vivo  pela Rede Meio Norte (Canal 7.1), das 20h  a 1h da madrugada, por meio do Canal Educação.

 Corujão terá presença de alunos, mantendo distanciamento  | FOTO: DIVULGAÇÃO


Hoje (14), serão revisados os conteúdos do 1º dia do exame: Redação; Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. Já na próxima quinta-feira, dia 21 de janeiro, vão ser revisados os conteúdos das disciplinas do 2º dia de provas: Ciências da Natureza e Matemática. 

Além do aquecimento de disciplinas, alunos poderã  interagir no quadro "Hora de Papear com os professores e sanar as dúvidas antes do exame. O  "Corujão da Vitória" também será recheado de paródias e brincadeiras para ativar o clima de descontração e alegria com o público até 1h da sexta-feira (15).

"No corujão a gente vai mesclar aulas dos conteúdos mais cobrados com atividades interativas envolvendo os alunos. Vamos desenvolver também brincadeiras e trabalhar com a autoestima e psicológico dos nossos alunos", informou Wellington Soares. (A.S.)

Participantes devem estar atentos às medidas de prevenção da Covid

O Enem 2020 estava marcado inicialmente para novembro do ano passado, mas foi adiado para este ano por causa da pandemia do coronavírus. A prova será aplicada na versão impressa nos dias 17 e 24 de janeiro e, na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Os participantes devem estar atentos às regras para evitar o contágio pelo novo coronavírus. As medidas que devem ser adotadas tanto na aplicação do Enem impresso quanto do Enem digital estão previstas nos editais dos exames, e o descumprimento poderá levar inclusive à eliminação dos candidatos.

A máscara de proteção facial será item obrigatório nesta edição do Enem. Além de precisar apresentar um documento oficial original com foto e de ter uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, quem não estiver de máscara não poderá fazer a prova. 

Dentro de sala, os estudantes deverão permanecer com a máscara durante toda a realização do exame. O edital prevê que a máscara deve ser usada da maneira correta, cobrindo o nariz e a boca. Caso isso não seja feito, o participante será eliminado. Os candidatos poderão levar máscaras para trocar durante a aplicação, seguindo a recomendação de especialistas da área de saúde. 

O equipamento de proteção poderá ser retirado apenas para a identificação dos participantes, para comer e beber. Toda vez que retirarem a máscara, os participantes não devem tocar na parte frontal dela, e devem, em seguida, higienizar as mãos com álcool em gel próprio ou fornecido pelo aplicador. As mãos devem ser higienizadas também quando os participantes forem ao banheiro e no decorrer do exame. 

Outra regra é o distanciamento social. As salas, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), estarão dispostas de forma a assegurar a distância entre os participantes. (ABr)


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar