Na véspera do Natal, garçons de Teresina deflagram greve

Os funcionários pedem reajuste de 10% do piso da categoria.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quem costuma sair para comer aos finais de semana ou para comemorar o Natal pode ter uma surpresa desfavorável: funcionários da rede hoteleira e gastronômica, como garçons de bares, restaurantes, churrascarias, hotéis, motéis e funcionários de cinemas deflagraram greve em Teresina na manhã desta sexta-feira, dia 23, véspera do início das comemorações natalinas, e se reúnem em manifestação na Praça João Luís Ferreira, no Centro da capital.

Os funcionários pedem reajuste de 10% do piso da categoria, além do pagamento integral do salário com o repasse dos 10% cobrados pelos restaurantes aos clientes e vale-refeição de R$ 12,20. “A gente está em negociação desde novembro, já nos reunimos duas vezes. Pedimos o repasse integral dos 10% cobrados, o piso da categoria e 10% de reajuste. Os empregadores só querem dar 4,5% de reajuste”, explica o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Hoteleiro e Gastronômico (Sintshogastro-PI), Udelcir Coelho.

A categoria conta com cerca de 5 mil trabalhadores, que realizam sua primeira greve no Estado. A partir das 17h, os trabalhadores seguem em protesto para o cruzamento das Avenidas Dom Severino e Nossa Senhora de Fátima, na zona leste da cidade. “Queremos alertar para a população não ir a restaurantes hoje, porque estamos em greve e os ânimos podem se alterar. Amanhã também, é melhor passar o Natal em casa com a família”, alerta Coelho. 50% da categoria já aderiu ao movimento grevista.

O objetivo da manifestação desta sexta-feira é trazer os empregadores a uma nova negociação com a categoria para que suas reivindicações sejam atendidas para a data-base para o novo salário a partir de janeiro de 2017.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES