Não acredite nisso: chá de erva-doce não tem a mesma substancia do tamiflu

Fake news começou a ser compartilhada em 2018

Fake News: chá de erva-doce não tem a mesma composição do tamiflu | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fake news é antiga, do ano de 2018, mas devido ao surto de  influenza H3N2 voltou a ser compartilhada pelo Whatsapp e muita gente acredita.  Um print que sugere que um diretor do Hospital das Clínicas de São Paulo, "preocupado com a nova gripe que vai matar muita gente", faz uma série de recomendações, é falso. A mensagem diz que o chá de erva-doce mata o vírus influenza e que dele é feito o Tamiflu, o que não é verdade.

Em 2018, a primeira vez que a notícia falsa foi espalhada, o Hospital das Clínicas emitiu uma nota esclarecendo que o diretor do HC não fez qualquer tipo de recomendação sobre o assunto. "O HCFMUSP esclarece que o áudio e o texto que estão circulando nas redes sociais, nos quais, supostamente, a Diretoria Clínica do HC faz um alerta sobre a gripe H3N2, não foram feitos pelo hospital", diz a nota.

Fake News: informações sobre a composição do remédio tamiflu não é verdadeira 

O laboratório Roche também emitiu nota desmentindo a informação que o Tamiflu é feito de erva-doce. "O medicamento Tamiflu®, desenvolvido pela Roche, é composto por fosfato de oseltamivir – princípio ativo que consta em bula aprovada no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária –, além de alguns excipientes, que são substâncias complementares à massa ou volume especificados em produtos farmacêuticos. Deste modo, não há, na composição de Tamiflu®, o anis estrelado ou a erva-doce", diz a nota.

O Ministério da Saúde, por meio do site  Saúde sem fake news, informa que o chá de erva-doce não possui o princípio ativo do Tamiflu (fosfato de oseltamivir).

Ainda, de acordo com o Protocolo de Tratamento de Influenza 2015 do próprio Ministério, apenas o uso do antiviral fosfato de oseltamivir está indicado para todos os casos de síndrome respiratória aguda grave e casos de síndrome gripal com condições e fatores de risco para complicações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES