“Não dá para comer petista”, diz usuário do Tinder em Teresina

Caso pode ser tipificado na lei de violência psicológica contra mulher

Print mostra agressão contra petista no Tinder | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma usuária do Tinder em Teresina foi surpreendida com uma mensagem agressiva e com discurso de ódio durante uma conversa no aplicativo de paquera. Após o “match”, quando os dois usuários se curtem, o homem iniciou a conversa dizendo que “não come petista”. 

Ao ser questionado pela usuária, o homem continuou o diálogo perguntando sobre o seu partido político. Após confirmar que era petista, as agressões continuaram: “Justamente, não dá pra ter “comer”” continuou. 

A usuária A.S, que prefere não ser identificada, acionou o aplicativo e fez uma denúncia por discurso de ódio. Ela acredita que o homem tenha iniciado a conversa somente para agredi-la, pois em seu perfil está descrito qual o seu posicionamento político. “Acredito que ele tenha dado o “match” só para me ofender, pois tem na minha descrição que apoio o PT”, afirma A.S. 

Print mostra agressão de usuário no Tinder 

 LEI DE VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA CONTRA A MULHER 

Para a advogada Dóris Rosa, o caso alerta  para a urgência em se pautar o debate, a reflexão e conscientização de três temas que vem impactando de forma significativa a sociedade: o tema da violência, de uma forma geral e ampla, o tema da violência contra a mulher, voltada a depreciação do gênero feminino e por último, o tema da saúde mental. O caso pode ser tipificado na lei de violência psicológica contra mulher. 

De acordo com a advogada, com a popularização da ocorrência de doenças psíquicas como ansiedade e depressão, bem como o aumento do número de casos de suicídio, a saúde mental das pessoas é algo que ganha potencial importância e traz consigo, de forma inerente, a noção de que se antes os atos de violência eram associados a agressões físicas, de visível constatação, hoje eles são reconhecidos em falas, omissões e atitudes, de formas muitas vezes complexas e difíceis de serem compreendidas.

Dóris Rosa: advogada alerta para os casos de violência psicológica contra a mulher 

“‘’Foi promulgada em 2021, a Lei 14.188, que incluiu no Código Penal, o art. 147, B, que trata da violência psicológica contra a mulher. De acordo com a previsão legal, a violência psicológica consiste em ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, vigilância constante, perseguição contumaz e insultos’’.  Tal tipo de violência age no psicológico, emocional e cognitivo do indivíduo, causando danos muitas vezes irreparáveis. Por isso, fundamental refletir a respeito do conteúdo e das consequências do que se fala, ainda que por mensagens em aplicativos de paquera”, destaca a advogada. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES