Não é só peixe que morre pela boca

Após 10 anos analisando estudos sobre os efeitos dos alimentos na saúde, Médico lança livro inédito no país

a população mundial é "bombardeada" por alimentos de baixa qualidade | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sabe-se que a indústria alimentícia é uma das principais da economia mundial e influencia diretamente os hábitos e o consumo das pessoas. No entanto, se por um lado as novas tecnologias proporcionam alimentos semiprontos e saborosos, por outro a saúde é posta em xeque. A alimentação atual é responsável pela geração de um expressivo número de doenças. A afirmação é do médico Dirceu de Lavôr que está lançando o livro "Alimentação na geração e cura das doenças". De forma simples e objetiva, ele descreve o perigo que representa o consumo de alimentos refinados, industrializados e ultra processados. Ao mesmo tempo, esclarece os benefícios dos alimentos integrais, como frutas e verduras para uma vida saudável.

De acordo com o autor, especialista em clínica médica, professor e presidente do Instituto de Ensino e Pesquisa em Saúde (IEPS), a população mundial é "bombardeada" por alimentos de baixa qualidade, produzidos pela indústria alimentícia, alinhada com a indústria farmacêutica, pois a má alimentação leva às doenças que, por sua vez, leva à necessidade de remédios, exames, entre outros, num sistema cíclico e vicioso. "A pergunta que faço sempre nas aulas para reflexão é: para que serve alguém com saúde? Parece pesado ou exagerado, mas o fato é que sem doença a poderosa indústria da saúde não sobrevive", explica o médico.

Reprodução internet

Em mais de 800 páginas, o Dr. Lavôr aborda esse tema polêmico, alertando que há uma desinformação generalizada tanto por parte da população quanto por parte da própria comunidade médica. Segundo ele, a formação dos profissionais de saúde aborda muito superficialmente a questão da alimentação e muitos passam a carreira toda sem ter muito conhecimento sobre os efeitos dos alimentos no corpo humano. "É inegável o gargalo nas universidades. Como profissionais de saúde deveríamos nos aprofundar no que impacta a saúde do paciente, sabendo que não é só peixe que morre pela boca", afirma.

Preocupado em levar informação ao máximo de pessoas possível, o médico preparou sua obra, tendo a cautela de elaborá-la sob a ótica científica, ou seja, se debruçou em mais de cinco mil estudos científicos, descobrindo entre outras coisas que a capacidade de uma alimentação equivocada em gerar doenças é enorme. Organismos internacionais e o Instituto Nacional do Câncer- Inca atestam, por exemplo, que 35% de todos os tipos de câncer existentes no mundo são gerados pela alimentação. "Estima-se que atualmente, cerca de 75% da dieta ocidental seja composta de vários alimentos processados, o que implica no consumo anual de 8 a 10 libras de aditivos alimentares por pessoa.", revela o médico, acrescentando que corantes potencialmente cancerígenos e outros elementos químicos destrutivos são consumidos de forma inconsequente.

Ele finaliza dando o alerta de que diabetes, hipertensão arterial, obesidade, disfunções cardiovasculares e câncer adquiriram caráter epidêmico e tudo isso sob os olhos das autoridades. "Antigamente, propaganda de cigarro era associada à vida, esporte e saúde. Conseguimos mudar isso e a publicidade foi tolhida. Mas e o álcool, as frituras, os ultra-processados e os embutidos? Precisamos refletir a respeito", conclui o Dr. Lavôr.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES