NASA encontram indícios de que o Planeta Marte foi habitável

Nasa encontrou boro sob superfície de antigo lago de Marte

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a primeira detecção do elemento boro na superfície de Marte, pesquisadores estão ainda mais esperançosos que o planeta vermelho já foi habitável. As informações foram dadas pelos cientistas da NASA e do Laboratório Nacional de Los Alamos, durante encontro da União Geofísica dos Estados Unidos, que ocorreu em San Francisco.

O boro, uma assinatura elementar de águas passadas que evaporaram na Terra, pode ser encontrado atualmente em regiões áridas como o Vale da Morte, localizado no Deserto de Mojave, Califórnia. No entanto, com esta nova descoberta encontrada pelo rover Curiosity, da NASA, na cratera Gale, em Marte, a ideia é que o planeta era habitável e tinha água. No entanto, mesmo que a época ou a era exata em que isso ocorreu ainda são desconhecidas, cada vez mais cientistas chegam à conclusão que Marte pode ter preparado a evolução da vida microbiana nas últimas centenas de milhares de anos.

O laboratório de Los Alamos também notou que a temperatura, o pH e o mineral dissolvido nos lençóis freáticos podem tornar o planeta habitável.

O boro, um elemento muito solúvel em água, provavelmente recuou com a água antiga do planeta para o lago próximo a área de exploração da cratera Gale e do subsolo.

De acordo com o Laboratório, o boro foi identificado pelo instrumento de química e câmera (Chemcam), desenvolvido em Los Alamos em conjunto com a CNES, a agência espacial francesa.

A água evaporada precisaria ser morna e com um pH adequado, explica Patrick Gasda, pesquisador com pós-doutorado do Laboratório de Los Alamos, em um vídeo. Ele também afirma que, de acordo com o boro encontrado, o meio não era nem tão ácido e nem tão alcalino, e com isso organismos normais poderiam ter vivido lá.

Os pesquisadores acreditam que a cratera Gale se formou quando Marte tinha água e, consequentemente, formou-se um lago dentro da cratera. Algum tempo depois, esse lago desapareceu e a cratera foi enterrada com os sedimentos.

O elemento foi encontrado exclusivamente na cratera porque, em outros locais, o boro pode estar em camadas mais profundas da superfície do planeta, devido à sedimentação, ou por causa de mudanças químicas que afetam o elemento, ele foi sedimentado em outros locais.

Entretanto, a maior questão sobre o assunto continua nos detalhes sobre como e porque Marte foi de um planeta habitável para um planeta com uma fração de atmosfera e temperaturas extremamente altas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES