Natal comemora 422 anos como um dos principais destinos turísticos do país

Cercada de praias e de belezas naturais, capital potiguar é um dos locais preferidos dos turistas brasileiros e estrangeiros

Parranchos de Pirangi, em Natal (RN) | Divulgação MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Point dos buggys e reconhecida como terra do camarão, Natal (RN) comemora 422 anos neste sábado (25.12). Apesar de ser a segunda capital brasileira com a menor área territorial, a cidade potiguar guarda grandes atrativos turísticos, principalmente para os apaixonados por sol e mar. 

Além das praias deslumbrantes, os turistas podem aproveitar a culinária sem igual, uma arte ímpar, cultura e uma hospitalidade que só os natalenses têm. Para nos apresentar todos estes encantos, convidamos a guia de turismo Patrícia Araújo.

Para começar, Paty, como é conhecida pelos turistas, destaca a potencialidade de sol e mar que a capital potiguar apresenta. “O Rio Grande do Norte é considerado para muitos um destino de sol e praia. Temos 410 km de litoral. Os turistas vêm conhecer as belezas que são mostradas nas novelas e em programas de TV. Pipa e a Praia de Baía de Formosa são alguns dos principais destinos destas pessoas”, destacou a guia.

Parranchos de Pirangi, em Natal (RN)

Segundo ela, o atrativo mais famoso e que o visitante não pode deixar de fazer é o passeio de buggy (carros abertos com pneus adaptados para dunas). “Nosso passeio tradicional passa por nove praias, quatro parques de dunas e três lagoas, que encantam os turistas”, conta. O turista pode escolher passar por Baía Formosa, que vai até a divisa com a Paraíba; por Pipa, que parte em direção à Praia do Amor, com parada na Praia de Cacimbinhas e na Lagoa Guaraíras, conhecida por sua beleza de tirar o fôlego. Há ainda a opção de Genipabu, outra praia famosa da região, que oferta mais atrativos para os turistas.

Praia de Pipa, eleita como uma das das mais bonitas do Brasil

Continuando o nosso “tour”, Paty ressalta a ida à Praia de Pipa. “Temos também a Praia de Pipa, eleita por vários anos por revistas internacionais como uma das mais bonitas do Brasil. É uma praia muito famosa que as pessoas buscam. Lá é reduto de festas grandiosas, como o Réveillon, que é o mais famoso do estado”, cita. O local conta com diversas praias e lagoas, como a Lagoa Guaraíras, a Baía dos Golfinhos e as praias do Amor, Madeiro e Cacimbinhas, entre outras. Cada uma com o seu diferencial de atividades esportivas e de natureza, incluindo falésias, golfinhos, berçário de tartarugas-marinhas e santuário ecológico.

Quando perguntamos pela culinária, Patrícia nos conta uma curiosidade. “Potiguar significa comedor de camarão, no tupi-guarani. Então, eu falo que quem vem ao Rio Grande do Norte vira comedor de camarão”, brinca. A guia ainda destaca que outros frutos do mar e a carne de sol são também bastante demandadas pelos visitantes da cidade. Quanto aos doces, quem aí ainda não provou o “mungunzá”? O prato, conhecido nas demais regiões do país como Canjica, tem que ser provado por quem vai à capital do Rio Grande do Norte.

Shopping do Artesanato Potiguar

No artesanato, a cidade é cheia de locais onde os turistas podem encontrar um pouco da cultura natalenses e levar alguns itens para casa, como a Casa de Incentivo ao Artesão e o Shopping do Artesanato Potiguar. A capital é, também, sede da Feira Internacional de Artesanato, que traz produtos de diversas partes do país e do mundo. Outro ponto inesquecível é a Feirinhas de Artesanato de Ponta Negra. O espaço reúne 30 quiosques e banquinhas de artesanato e lembrancinhas, como as típicas garrafinhas de areia, além de castanhas e doces, entre outros.

Curiosidades

Além do significado do nome Potiguar, a capital norte-rio-grandense abriga outros tesouros para os turistas. Um deles é o “esquibunda”, esporte criado na cidade em que a pessoa se senta em uma tábua de madeira e desce pelas dunas. Segundo a história, o surgimento da prática se deve à impossibilidade de praticar surf em dias de poucas ondas no mar.

Outra curiosidade: Natal é conhecida como a capital mundial do buggy. O reconhecimento se deve a sua grande extensão territorial, somada aos dromedários e às inúmeras praias locais. Além disso, o Parque das Dunas é o segundo maior parque urbano do país. Sua dimensão compreende uma área de 1.172 hectares, e o espaço é reconhecido pela Unesco como parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira.

Se você gosta de mergulhar, a capital potiguar também é o seu destino. O mar de Natal é a segunda melhor região para mergulho no Brasil. Áreas em Maracajaú, Pirangi e Perobas são consideradas excelentes pontos para de mergulho aberto no Brasil, atrás apenas do arquipélago de Fernando de Noronha.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES