Natal: Como surgiu e qual seu verdadeiro significado? Saiba!

Comemorado dia 25 de dezembro e em sua véspera, na noite do dia 24.

Comemorado no dia 25 de dezembro e  em sua véspera, na noite do dia 24, o Natal é a data em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo. Conforme registros religiosos, essa data existe e é comemorada, pelo menos, há 1.600 anos, pelo menos de forma parecida como é hoje em dia.

O que significa “natal”?

Aliás, antes de mais nada, a palavra “natal” se refere ao local de nascimento ou ao próprio nascimento de alguém. Uma pessoa que nasceu em São Paulo, por exemplo, tem como “cidade natal” a cidade de São Paulo. Entendeu?Mas, como você já deve ter percebido a diferença, quando a palavra Natal é escrita com “N” maiúsculo está referindo à festa religiosa cristã.

Essa comemoração, inclusive, foi estipulada pela Igreja Católica no ano 350, no século 4, por meio do Papa Júlio I. Desde então, o dia 25 de dezembro ficou oficializado como feriado santo e, com o tempo, entrou para o calendário do mundo ocidental.

O dia 25 de dezembro e o Natal

O problema, no entanto, é que não existe indícios algum de que Jesus Cristo tenha nascido durante o nosso Natal, no dia 25 de dezembro. Existe toda uma explicação complexa para a escolha da data, mas, basicamente, a Igreja resolveu abrir competição à festa pagã da Saturnália, que era celebrada entre os dias 17 e 25 de dezembro.

Símbolos do Natal

Embora muita gente não conheça a fundo o significado do Natal ou de onde vem sua origem verdadeira, é possível que quase todo mundo que comemora essa data conheça pelo menos alguns dos principais símbolos natalinos, que estão presentes nos ritos da época e até mesmo nas decorações.


Fonte: Portal R7
logomarca do portal meionorte..com