Naufrágio no Mediterrâneo deixa 114 desaparecidos, dizem sobreviventes

Entre as pessoas desaparecidas, segundo relatos de sobreviventes, há dez mulheres - uma delas grávida - e duas crianças

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pelo menos 114 pessoas estão desaparecidas e outras 3 foram encontradas mortas após o naufrágio de uma embarcação com imigrantes a 80 km do litoral da Líbia, segundo os depoimentos de três sobreviventes resgatados pela Marinha da Itália à Organização Internacional de Migração (OIM).

Darrin Zammit Lupi / ReutersInicialmente foi informado que havia 20 desaparecidos. O porta-voz da OIM na Itália, Flavio di Giacomo, explicou à agência EFE que os três sobreviventes são dois sudaneses e um gambiano que foram transferidos à Ilha de Lampedusa após o resgate. Eles contaram que havia 120 pessoas no bote que partiu da cidade líbia de Garabulli.

Di Giacomo afirmou que os sobreviventes relataram que após 11 horas de navegação o bote no qual viajavam começou a esvaziar e, pouco a pouco, as pessoas foram caindo ao mar.

Entre as pessoas desaparecidas, segundo os relatos, há dez mulheres - uma delas grávida - e duas crianças, e procediam majoritariamente de Nigéria, Camarões, Gâmbia, Costa do Marfim e Sudão.

Os três resgatados se recuperam no hospital de Lampedusa da hipotermia sofrida após terem caído ao mar. Embora não corram risco de morte, "continuam em estado de choque após o ocorrido", segundo Di Giacomo.

A Marinha italiana informou nesta madrugada que avistou na sexta-feira uma embarcação em péssimas condições com cerca de 25 pessoas a bordo, motivo pelo qual enviou duas balsas salva-vidas infláveis.

Um helicóptero foi utilizado para resgatar três migrantes. Dois deles conseguiram alcançar uma das balsas, enquanto o terceiro foi salvo no mar. Também foram encontrados três corpos sem vida.

A ONG alemã Sea Watch já tinha informado nesta sexta-feira que havia avistado esta embarcação, que no momento tinha cerca de 25 pessoas a bordo. / EFE



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES