Navio é proibido de atracar em Santos por suspeita de varíola dos macacos

Embarcação cargueira, de bandeira do Chipre, veio do porto de San Lorenzo, na Argentina.

Reprodução | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O navio cargueiro MV Captain John P de bandeira do Chipre foi impedido, nesta sexta-feira (5), de atracar no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, pois existe a suspeita de que tripulantes estejam com a varíola dos macacos. A informação foi passada pela a Santos Port Authority (SPA), que administra o cais santista.

A autoridade portuária ressaltou ter sido notificada sobre a situação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A embarcação do Chipre veio do porto de San Lorenzo na Argentina e, de acordo com a SPA, agora está área de fundeio [afastada da costa] aguardando autorização da Anvisa para atracar ou operar no cais santista.

Navio é proibido de atracar (Foto: reprodução)

A SPA reforçou que seguirá as orientações da autoridade sanitária em relação à prevenção do contágio. Em entrevista ao Podcast Baixada em Pauta, o médico infectologista Evaldo Stanislau falou sobre a disseminação da varíola dos macacos e como o Porto de Santos pode servir de porta de entrada para o vírus.

A disseminação do vírus da doença preocupa as autoridades de saúde. A varíola dos macacos surgiu de forma aparentemente restrita às regiões da África Central e Ocidental, mas têm sido registrada na Europa, Estados Unidos, Canadá, Austrália e até no Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES