Negligência são as denúncias mais constantes

Em 2009, foram 79 denúncias de negligência, seguidas de 52 relacionados a violência física e 30 de violência física-psicológica.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No ano passado, o Conselho Tutelar recebeu 436 denúncias. De acordo com o presidente do Sindicato de Conselheiros Tutelares, João Batista, as denúncias que ocorrem com maior frequência referem-se a casos de maus tratos e negligência da família ou responsável em relação à criança e adolescente.

Em 2009, foram 79 denúncias desse tipo, seguidas de 52 relacionados a violência física e 30 de violência física-psicológica. e 20% dessa demanda ficou para ser resolvida pelos novos conselheiros, eleitos no dia 20 de dezembro e quase todos os conselheiros iniciam seu primeiro mandato.

As suspeitas de abuso, geralmente realizado por familiares e pessoas mais próximas da criança ou adolescente, somam 21 denúncias no Conselho Tutelar de Teresina. ?Quando esses casos chegam aqui, a gente precisa averiguar antes. Denúncias de estupro são encaminhados direto para a Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente?, explica o secretário executivo do Conselho, Washington Ferreira.

Segundo o conselheiro Itapoã Cavalcante, cada um atende uma média de cinco casos por dia. Contudo, esse número poderia ser maior se maior parte da sociedade tivesse conhecimento exato das atribuições do Conselho Tutelar. ?Muitos pensam que atendemos apenas casos da classe baixa e não sabem que servimos para garantir os direitos das crianças e adolescentes sejam elas ricas ou pobres?, disse Cavalcante.

A gestão pretende organizar palestras nas escolas e associações de bairros para mostrar às pessoas como elas devem recorrer ao Conselho Tutelar em caso de necessidade. Qualquer denúncia pode ser feita através do número 0800 2805 101, de forma anônima.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES