Negociação entre Rússia e Ucrânia é adiada para quinta-feira (3)

No sétimo dia de guerra, a ONU aprovou resolução contra a invasão da Rússia

No sétimo dia de guerra | Viacheslav Ratynskyi/Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O gabinete da Presidência ucraniana afirmou que a delegação de seu país está a caminho de Belovezhskaya Pushcha - na fronteira de Belarus e Polônia - para se reunir com representantes da Rússia em uma segunda rodada de negociações para um possível cessar-fogo.

Negociadores russos esperam que autoridades ucranianas cheguem a Belarus para iniciar a próxima rodada de negociações de paz na manhã de quinta-feira, segundo agências de notícias da Rússia.

Civis treinam arremesso de coquetéis Molotov em Zhytomyr, na Ucrânia, para defender a cidade da invasão russa — Foto: Viacheslav Ratynskyi/Reuters 

Enquanto forças russas fecham o cerco em torno de grandes cidades ucranianas, o negociador de Moscou, Vladimir Medinsky, disse nesta quarta-feira que a delegação ucraniana para as negociações havia recebido um corredor de segurança, segundo a agência russa TASS.

Ucrânia pede ao governo brasileiro para cortar relações comerciais com a Rússia

O encarregado de negócios da embaixada da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, fez um apelo nesta quinta-feira (2) ao governo do Brasil: cortar as relações comerciais com a Rússia.

Tkach disse que essa medida permitiria ampliar a pressão contra os russos, que bombardeiam cidades ucranianas na guerra deflagrada há uma semana.

"Gostaríamos de uma maior pressão sobre a Rússia. Nós apelamos para se cortar todos os laços comerciais com a Rússia. As empresas internacionais já estão cortando", declarou. 

Encarregado de negócios da embaixada da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach Foto: ANTONIO MOLINA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO) 

ONU aprova resolução contra invasão russa na Ucrânia; Brasil vota a favor

A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou por ampla maioria uma resolução contra a invasão russa da Ucrânia após três dias de discursos de mais de cem de países.

Foram:

- 141 votos a favor (o Brasil votou aqui ao lado de EUA, União Europeia e outros)

- 5 votos contra (Rússia, Belarus, Coreia do Norte, Eritréia, Síria)

- 35 abstenções (China, Índia e África do Sul entre outros países)

O texto "deplora nos mais fortes termos a agressão da Rússia contra a Ucrânia" e não tem força de lei. Sua importância, portanto, é política: mostra como a maioria dos países, vê a invasão promovida por Moscou.

Assembleia Geral da ONU sobre invasão da Ucrânia — Foto: Reuters/Carlo Allegri 

Votação da ONU sobre a invasão russa da Ucrânia em 2 de março de 2022 — Foto: Reprodução/ONU 

Praticamente todos os oradores na Assembleia condenaram a guerra, a insegurança e o risco de escalada do conflito armado em um mundo que começava a se recuperar dos estragos devastadores da pandemia de Covid-19, como demonstra a escalada de preços das matérias-primas, principalmente do gás e petróleo, ou a queda das bolsas de valores. 

O embaixador do Brasil na ONU, Ronaldo Costa Filho, falou brevemente após a votação da Assembleia Geral. Ele defendeu o diálogo e as discussões sobre a paz.

"O Brasil continua a exortar todos os atores a desescalar e renovar os esforços em favor de um acordo diplomático entre a Ucrânia e a Rússia para o restabelecimento da segurança e da estabilidade da região", disse Costa Filho.

Bombardeio atinge cervejaria e deixa ao menos um civil morto

Um bombardeio russo atingiu uma cervejaria na região de Luhansk, na Ucrânia. O ataque foi confirmado pela administração estatal regional. 

O que se sabe até agora é que pelo menos um civil foi morto. A fábrica atingida é da cervejaria Lisichansk.

Bombardeios matam 25 em Kharkiv; Rússia diz ter capturado cidade de cerca de 250 mil pessoas 

Mais quatro morreram em Kharkiv na manhã desta quarta-feira (2), segundo o Serviço de Emergências da Ucrânia. Anteriormente, foi anunciado que um bombardeio havia matado 21 pessoas, de acordo com o governador Oleg Synegubov.  

Mais quatro morreram em Kharkiv na manhã desta quarta-feira (2), segundo o Serviço de Emergências da Ucrânia - Imagem: Reprodução/g1 

O prefeito da cidade de Kharkiv, Ihor Terekhov, disse que a cidade não vai se render às forças russas, e que os seus inimigos estão atacando com frequência pelo ar, inclusive bairros residenciais. 

"Kharkiv é uma cidade onde se fala russo, uma em quatro pessoas aqui tem parentes na Federação Russa, mas hoje a forma de reagir à Rússia é completamente diferente do que era. Nós nunca esperamos que isso fosse acontecer: destruição total, aniquilação, genocídio contra o povo ucraniano, é imperdoável", disse ele.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES