Após negociações, motoristas reduzem pedido de reajuste para 5%

Motoristas mantiveram as demais demandas da categoria

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atualizada às 14h43

No segundo dia de greve, após a realização da primeira rodada de negociações entre representantes da classe de motoristas e o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Teresina (SETUT), ficou proposto reduzir o pedido de reajuste salarial de 8,5%, para 5%. Os motoristas continuam reivindicando o aumento da frota que atende Teresina e melhores condições de trabalho. O presidente do Sindicato, Fernando Feijão, informou que a reunião com o presidente do SETUT abriu um canal de diálogo que estava fechado até o momento. A resposta para as reivindicações devem sair na tarde desta terça-feira (05).

"Nós reduzimos a demanda do reajuste pra 5% e mantivemos as demais demandas. A abertura das negociações é algo positivo e que pode beneficiar a todos os envolvidos. O presidente do SETUT levou nossa proposta para os demais membros do conselho e informou que até esta tarde deve haver uma resposta", informou Fernando Feijão.

O SETUT e o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado do Piauí (SINTETRO) iniciaram a primeira rodada de negociações após uma semana sem estabelecerem um diálogo sobre as demandas. Segundo o SINTETRO, neste segundo dia de paralisação 141 ônibus circulam normalmente atendendo a população e respeitando os 30% que devem continuar atuando durante greves. A quantidade equivale a 34% da frota total da capital

SETUT move ação cautelar no TRT contra grevistas:

Uma ação cautelar foi movida no Tribunal Regional do Trabalho contra os grevistas do SINTETRO. O motivo, segundo o SETUT, seria o fato de que alguns membros do movimento estariam impedindo a circulação dos 30% dos veículos da frota que devem funcionar durante o momento de paralisação. O SINTETRO negou qualquer descumprimento.

Segundo nota enviada pela assessoria do SETUT, os membros do SINTETRO estariam fazendo Piquetes em frente as garagens das empresas, impedindo a saída dos veículos. O pedido já está com o desembargador e o SETUT espera decisão.

Sobre a denúncia do SETUT o diretor da SINTETRO, Ajuri Dias, informou que não tem conhecimento de quaisquer situações irregulares no movimento. "Ontem tivemos 142 veículos circulando pela cidade, o que representa 34% da frota atual da cidade. Hoje a previsão é de que a quantidade se mantenha. Nós não estamos impedindo nada, pelo contrário, nosso membros foram até as garagens para assegurar a saída dos veículos, permitindo até mais do que é previsto em lei", fala Ajuri Dias.

Foto: Raíssa Morais

Teresinenses esperam ônibus no segundo dia da greve - Foto: Raíssa Morais

STRANS Já cadastrou 110 veículos para atender a população durante a greve:

O número de transportes cadastrados pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Teresina aumentou nesta Terça-feira (05) para 110 veículos. Segundo a superintendência, a quantidade deve aumentar ainda mais até o final do movimento grevista.

Outro pronto destacado pela superintendência é que já houve denúncias sobre veículos que não respeitaram alguns direitos dos usuários, como a meia passagem para estudantes, e que já foram encaminhadas para as equipes de fiscalização para checarem. Caso a irregularidade seja detectada, o veículo perderá a autorização para atender a população. Ainda não existem veículos que perderam a autorização para circular.

Apesar dos 34% dos veículos que continuam circulando e dos transportes cadastrados pela STRANS, que hoje chegam a 110 veículos, ainda existem populares que estão sendo bastante prejudicados pela paralisação.

Edileuza Sales é moradora do bairro Todos os Santos e fala que desde o início do movimento grevista que a população do seu bairro está sem o direito a transporte público. "Nós só estamos tendo um veículo que vai para o São Cristóvão, não é nem de longe o suficiente. Eu, por exemplo, pego carona até a rodoviária para ver se consigo um ônibus que me leve até a Miguel Rosa, e nesses dois dias tive que pegar um motorista de aplicativo para poder chegar ao meu destino", declara.

Ela acrescenta ainda que outros bairros como Novo Milênio e São Paulo também enfrentam uma situação semelhante.

"Os veículos cadastrados, quando circulam, não fazem a mesma rota do coletivo e isso prejudica a população. Existe sim aquela parcela que está sendo atendida por essa medida, mas também existem usuários que estão sendo deixados de lado, e isso é uma realidade sempre que ocorre uma greve. Sabemos que é direito da classe reivindicar melhorias para seu trabalho mas é ruim quando a população sofre tantos impactos negativos", fala a usuária.

A assessoria da STRANS informou que caso os veículos não respeitem a rota, os usuários também podem denunciar para a superintendência e caso seja detectada a irregularidade, a autorização também será suspensa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES