No Brasil, turismo gera mais de 7 milhões de empregos

Nos sete primeiros meses de 2019, segundo dados do IBGE, atividades do setor registram alta de 3,2% e geraram 5,8% a mais de postos de trabalho em julho no país.

Alagoas | Marco Ankosqui/MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os números impressionam: mais de 7 milhões de empregos e cerca de 8% do PIB vêm do turismo no Brasil. Nos sete primeiros meses de 2019, segundo dados do IBGE, atividades do setor registram alta de 3,2% e geraram 5,8% a mais de postos de trabalho em julho no país. Esses e outros dados foram destaque durante o primeiro dia da 47ª edição da ABAV Expo, maior feira nacional do ramo, com a presença do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Em seu discurso, o ministro citou as principais conquistas do governo Jair Bolsonaro na área, como a isenção de vistos a países estratégicos e a chegada de empresas aéreas low costs. Marcelo Álvaro destacou o empenho do presidente pela superação de desafios no turismo. “O Brasil vive um novo momento sob a liderança do presidente Bolsonaro, que está determinado em melhorar o ambiente de negócios no país‪. O turismo pode e deve estar no centro da agenda econômica, talvez sendo a maior mola propulsora da geração de emprego e renda no Brasil”, reiterou o ministro.

‪Álvaro Antônio acrescentou que o Ministério do Turismo trabalha a organização de roteiros a exemplo do Jalapão (TO) e da Serra da Capivara (PI), com melhorias em infraestrutura, acesso e conectividade aérea. O órgão, completou o ministro, também atua para potencializar o turismo rodoviário, tendo como base as rotas do Programa Investe Turismo. “Queremos fazer pelo menos 30 terminais rodoviários de última geração e investir nos portos nacionais. Todo esse trabalho é uma agenda conjunta com outros ministérios, como o do Desenvolvimento Regional e da Infraestrutura”, explicou.

Já a presidente da ABAV Nacional (Associação Brasileira das Agências de Viagens), Magda Nassar, informou que as 2.300 entidades ligadas ao grupo faturaram R$ 31 bilhões em 2018. Além disso, cerca de 85% de todas as vendas de produtos e serviços turísticos foram realizadas por agências de viagens. “Tenho muito orgulho de ser uma agente de viagens e fazer parte de um segmento como o turismo, que gera 319 milhões de empregos e US$ 8,8 trilhões para a economia mundial. Nossa indústria merece mais atenção”, enfatizou a presidente.

Também presente, o secretário de Estado de Turismo de São Paulo, Vinicius Lummertz, observou que o desenvolvimento proporcionado pelo segmento envolve avanços econômicos e sociais. “O cidadão com emprego e oportunidade ocupa espaços fundamentais na sociedade. A pauta da atual gestão, conduzida pelo ministro Marcelo Álvaro Antônio, é a continuidade da pauta dessas pessoas aqui presentes, que pedem liberdade para trabalhar pelo Brasil”, enalteceu.

TOUR PELA ABAV

O ministro Marcelo Álvaro visitou os estandes de promoção de diversos estados brasileiros no evento, como Bahia, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Minas Gerais e São Paulo, este último anfitrião da feira. Álvaro Antônio encerrou o tour no estande do Ministério do Turismo, que se divide em quatro áreas temáticas: Atendimento, Destinos do Brasil, Experiências do Brasil e Sabores do Brasil.

O espaço, compartilhado por destinos e entidades parceiras do órgão, permite conhecer de forma detalhada os projetos da Pasta, a exemplo do apoio a obras de infraestrutura, do acesso a crédito e investimentos, além de parcerias público-privadas e acordos internacionais firmados pela atual gestão. Com o tema ‘Transforma: o Turismo pronto para novos desafios’, a feira segue até 27/09, quando será aberta ao público em geral. (Do Ministério do Turismo)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES