No dia da água, sertaneja sonha tomar um banho de chuveiro e com xampu

No sertão de Pernambuco, dona Delmindi raciona água todos os dias.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Dia Internacional da Água é comemorado nesta sexta-feira (22). O Bom Dia Brasil mostra como vivem brasileiros que dão um enorme valor a ela. Vivem sem água na torneira, sem chuveiro. Até para beber e fazer comida, ela é racionada.

Nossa equipe saiu de São Paulo, parou no Recife e de carro foi até o sertão de Pernambuco, na cidade de Santa Cruz da Venerada. Mais de 3,7 mil quilômetros de viagem para conhecer a família de dona Delmindi. Ela sobrevive diariamente com muito menos água do que a maioria usa para tomar um banho.

O Mandacaru não dá sinal nem de flor, nem de chuva. A natureza se espreme, ressecada, emaranhada, adormecida, no sertão de Pernambuco. Dona Delmindi, como uma planta do sertão, aprendeu a armazenar a pouca água que cabe a ela e assim conseguir atravessar estes tempos em que o céu não traz promessa de chuva, a terra não germina novos grãos e os rios viram poeira.

Uma caneca de água é suficiente para a higiene da manhã. Com o pouquinho de água, ela consegue lavar o rosto e até o cabelo. Depois faz o café enquanto o marido e o neto vão tirar o leite das cabras para fazer o cuscuz. Na cisterna, único reservatório de água para beber, a água está no fim, só três palmos lá no fundo. ?Só dura, se muito durar, esse mês?, afirma ela.

Todos os dias o neto Luzivan tira da cisterna 13 litros de água e leva para a avó na cozinha. Dona Delmindi conta que a água levada precisa dar para cozinhar o arroz e o feijão ? do almoço e do jantar. ?Para lavar a louça também?, completa.

Para não esvaziar a cisterna, Luzivan vai até um açudezinho, que a cada dia fica menor, pegar mais um balde de água. Uma das noras de dona Delmindi também vai até lá pegar água e leva Aninha, a netinha de dois anos. Aos 39°C no sertão.

Ela conta que a água é para tomar banho e dar banho na filha. A água não é limpa. ?Nós até bebemos dela?, diz.

Com a água que pegou no campo, Luzivan vai lavar a calça para ir a escola, o que sobra é para o banho: dois litros e meio. A receita é não fazer muita espuma e espalhar a água pelo corpo devagar, para que a água não se perca sem precisão. ?A gente não vai deixar de usar a água para beber, para ficar limpo e cheiroso?, lamenta Dona Delmindi.

Na cozinha, ela prepara o almoço. Já colocou o arroz e o feijão no fogo. Depois do almoço lava a louça. Com cuidado ela dá brilho nas panelas e a água suja que sobra ainda aproveita. Leva até o chiqueiro, para a porquinha que ela tenta engordar.

O que a dona Delmindi gasta de água em um dia, com, banho, almoço, jantar, lavagem de louça, descarga de banheiro, café e água para beber é bem menos do que uma pessoa gasta, em São Paulo, com um único banho de chuveiro.

O que ela consome de água, com todos esses itens - 22 litros - é menos da metade que um banho rápido na cidade de São Paulo - 46 litros. Se o banho durar 15 minutos vai significar seis vezes mais: 140 litros.

Segundo a Organização das Nações Unidas cada pessoa precisa de 110 litros de água por dia para consumo e higiene. Mas, como dona Delmindi, mais de 800 milhões de pessoas no mundo vivem com pouca água. Dona Delmindi sabe que precisa de mais e tem planos para um tempo de fartura.

?Primeira coisa que eu ia fazer, meu Deus, é tomar um banho bem tomado, que é para eu ficar bem refrescada. Banho tomado, bem tomado mesmo, a gente bota um xampu. Põe um xampu na cabeça, lava, lava o rosto de sabonete, lava toda, aí fica um banho. Um banho bem tomado nunca mais tomei?, comenta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES