No Dia das Crianças, o melhor presente é a presença dos pais

O melhor que você pode dar aos seus filhos é a sua presença; crianças educadas com recompensas podem ter seu desenvolvimento prejudicado, com a falta de clareza sobre seus limites, obrigações e valores

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais um Dia das Crianças chegando, e, como sempre, a data tão esperada é quase sempre lembrada por promover a alegria e diversão. Apesar de ser um dia leve e colorido, em que famílias inteiras se preparam para brincar e presentear, a data também é momento para falar de assunto sério: a importância dos pais na formação educacional das crianças.

A família desempenha um papel insubstituível no desenvolvimento infantil, afinal, é por meio dela, que se constroem adultos fortes, com autoestima elevada, preparados para enfrentar desafios, assumir responsabilidades e aprender a lidar com as derrotas e frustrações da vida. Mas será que existe um jeito certo ou caminho fácil de preparar os pequenos para a vida adulta, protegendo-os do sofrimento? Não há fórmula pronta, nem manual de instrução a ser seguido. Mas uma coisa é certa: não há como ser uma boa mãe e um bom pai esperando apenas ser amado pelos filhos.

Na espera de que o amor do filho seja tão incondicional quanto o seu, muitos pais se desdobram para atender (a qualquer custo) os desejos de seus rebentos. Sob alegação de falta de tempo, em função da rotina agitada e do estresse provocado pela vida profissional, muitos tentam compensar a ausência com presentes.

Pai que mima filho castra potencialidades

Na educação tradicional, a criança era tratada desde cedo sem muito direito a desejos e vontades. Já a geração atual de pais se excede no sentido inverso, criando verdadeiros ‘reizinhos no trono’. Uma verdadeira inversão na ordem hierárquica entre pais e filhos.

“E quando essa situação acontece, os pais deixam de cumprir sua função básica de educar e as crianças crescem sem orientação, sem limites, sem identificação, pois lhes falta um modelo forte, seguro e afetivo que possam seguir, respeitar e admirar”, afirma Flora Victoria, mestre em Psicologia Positiva Aplicada, pela Universidade da Pensilvânia.

A especialista alerta ainda sobre um comportamento preocupante da geração atual de jovens, que pensa na sociedade como a continuação de suas casas, onde professores, chefes e colegas de trabalho se comportarão como seu pai ou mãe, de forma condescendente e permissiva. “Como foram criados assim, superprotegidos, acreditam ser o centro das atenções e, por isso, merecem ter tudo que desejam, com pouco ou nenhum esforço ou merecimento. E se algo não sai do jeito que planejaram, sentem-se injustiçados por não entenderem a lei do esforço e da conquista”, reforça Flora.

Não há florescimento humano sem esforço

Esse perfil de jovens é fruto de uma geração de pais que, dentro de casa, só consegue dizer sim, criando uma redoma protetora entre seus filhos e o mundo externo, sob o pretexto de evitar o sofrimento a qualquer preço. Mas é possível uma vida sem frustrações? Não, e por isso é importante que, desde cedo, eles aprendam a lidar com as contrariedades da vida, a não culpar os outros pelos seus erros, a enfrentar a dor e, principalmente, a resolver sozinhos seus próprios dilemas.

“A psicologia positiva, com suas bases sólidas e recentes descobertas, são um importante instrumento de auxílio a pais e educadores nesta jornada. Quanto mais estudo o relacionamento entre pais e filhos, mais certeza tenho da relevância desta ciência como importante ferramenta para que crianças e jovens aprendam a encontrar significado e propósito em todas as suas ações, seja dentro ou fora de casa, valorizando as emoções positivas que impactam positivamente todas as esferas da vida delas”, reforça Flora Victoria.

Psicologia positiva: conceitos básicos otimizam a relação entre pais e filhos

Criada nos anos 1990 por uma corrente de psicólogos, como Martin Seligman, considerado pai dessa ciência, a psicologia positiva tem como objetivo fazer com que o indivíduo construa competências para lidar com o meio e intervir nele de forma favorável. “É daí que provém a relevância das qualidades, virtudes e forças pessoais, fatores que contribuem para um ambiente mais saudável”, conta Flora.

O cultivo das virtudes capitais de sabedoria, coragem, humanidade, justiça, temperança e transcendência são pilares fundamentais para o desenvolvimento do bem-estar subjetivo e da resiliência – a habilidade de manter-se firme frente às adversidades, suportando-as por meio da firmeza de caráter.

Nesse processo, estão envolvidas as emoções positivas, cujo desenvolvimento amplia nossa percepção, capacidade de raciocínio e recursos internos para lidar com situações de frustração e estresse.

A escola como parceira na educação

A escola é uma grande aliada dos pais na missão de educar de forma positiva. Ela não é somente uma transmissora de conhecimento, mas, sobretudo tem o papel de desenvolver competências que ajudem os alunos a conhecerem seus limites e potencialidades.

“Pais e educadores precisam incentivar as crianças e jovens a utilizarem diferentes linguagens e plataformas para se expressar, compartilhar ideias, experiências e sentimentos. Assim, desenvolverão cada vez mais a capacidade para construir argumentos e opiniões de maneira qualificada, além de saber defender as próprias ideias e pontos de vista,” destaca a presidente da SBCoaching, Flora Victoria.

A partir do próximo ano, as escolas brasileiras precisarão incluir as habilidades socioemocionais em seus currículos, conforme prevê a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). E contar com uma metodologia sistematizada, cujo propósito é formar indivíduos com valores mais sólidos e emocionalmente fortes, é um grande progresso. “Especialmente, o educador precisará se preparar para esse novo cenário. Ele deve estar apto a trabalhar essas competências no dia a dia dos alunos. Será fundamental formar não somente bons profissionais, mas grandes seres humanos”, pontua Flora. E completa: “quanto mais cedo a criança compreender suas potencialidades e conhecimentos, mais preparada ela estará para encarar os desafios da vida e ser tão feliz, quanto bem-sucedida”, finaliza a especialista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES