No mês do Carnaval, Rio recebe 100 mil turistas em cruzeiros marítimos

Píer Mauá deve registrar em fevereiro o maior número de transatlânticos internacionais dos últimos 20 anos

Píer Mauá vai receber maior número de navios internacionais em 20 anos. | piermaua.rio/divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Píer Mauá, no Rio de Janeiro, vai receber em fevereiro, mês do Carnaval, 12 transatlânticos com aproximadamente 100 mil turistas. Desse total de embarcações, oito são internacionais, o que representa o maior número dos últimos 20 anos. Os dados foram divulgados pela concessionária responsável pela gestão do Terminal Internacional de Cruzeiros do Rio de Janeiro. A previsão do Píer Mauá é de uma injeção de quase R$ 120 milhões na economia da cidade neste mês.

Os turistas que chegam ao Rio durante a temporada de cruzeiros marítimos se deparam com uma estrutura com balcões de check-in (registro de entrada), lojas, lanchonete, serviços de câmbio, telefonia, internet, posto médico, farmácia, quiosque de informações turísticas e de serviços como táxis pré-pagos.  Os espaços são climatizados e operam dentro de padrões internacionais de segurança. “Isso é muito importante para nós, porque não só o terminal se modernizou e se preparou para receber, mas toda a cidade está recebendo bem o turista”, diz Alexandre Gomes, gerente de operações do Pier Mauá.

TEMPORADA

De outubro de 2019 até abril de 2020 serão no total 112 atracações e 37 navios, sendo 27 internacionais e 10 nacionais chegando ao Píer Mauá. Na última temporada (2018/2019), o Pier Mauá recebeu 100 atracações, com a média de 380 mil turistas, entre passageiros e tripulantes. Para essa temporada houve um aumento de 12 atracações, o número de navios aumentou em 10 e a previsão de turistas no embarque, desembarque e trânsito passou de 380 mil para 425 mil, o que representa um aumento de 12% em relação à temporada anterior. O número de navios internacionais também aumentou passando de 19 para 27.

CRUZEIRO EM RIOS

A capital do Amazonas é outra cidade com aumento no fluxo de cruzeiros pelos rios locais, fomentando a economia e gerando emprego e renda. Na última sexta-feira, quase três mil turistas desembarcaram no Porto de Manaus no maior navio da temporada. Os turistas foram recebidos com uma prévia do carnaval. A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) preparou um pocket-show com ritmistas, baianas e passistas da Escola de Samba Reino Unido da Liberdade. Esta é a maior embarcação da temporada 2019/2020 a navegar pelos rios amazonenses. Ao todo, sete navios dos 16 previstos para atracar na capital já passaram pelo estado, trazendo aproximadamente 12 mil visitantes de diferentes nacionalidades.

Para a presidente da Amazonastur, Roselene Medeiros, a vinda de um único cruzeiro com quase três mil turistas impacta diretamente em mais de 50 segmentos da economia amazonense. “É importante dizer que toda a cadeia de operadores de turismo é impactada. A nossa economia é movimentada, com a área de receptivo, dos operadores, da gastronomia, comércio e cultura. Enfim, a vinda de quase três mil turistas  em um único cruzeiro reflete diretamente na economia do estado e em toda a cadeia do turismo”, comentou. (Por Rafael Brais, com informações do Píer Mauá e da Amazonastur)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES